imagem da noticia
camera

Print do Youtube da Camara de Vereadores de Porto Alegre

PUBLICIDADE

seta amarela

Política

Vereadora do PSOL chama traficantes de “trabalhadores” e compara drogas a café e açúcar

Karen Santos critica megaoperação do Rio e defendeu que as drogas são uma mercadoria.

Redação Pedra Azul News

02/11/2025 - 00:00:00 | Atualizada em 02/11/2025 - 22:42:50

camera

Print do Youtube da Camara de Vereadores de Porto Alegre

Durante sessão da Câmara Municipal de Porto Alegre (RS) na última quarta-feira (29), a vereadora Karen Santos (PSOL) provocou polêmica ao afirmar que pessoas envolvidas no tráfico de drogas são “trabalhadores”, comparando os entorpecentes a produtos legalizados. A declaração foi feita em um discurso crítico à megaoperação realizada no Rio de Janeiro na terça-feira (28).

"Droga é uma mercadoria como qualquer outra, assim como a gente tem o álcool que é legalizado, assim como a gente tem o cigarro que é legalizado, assim como a gente tem o açúcar, o café e outros medicamentos tarja preta", disse a parlamentar.

Karen argumentou que a proibição das drogas favorece o lucro de grandes esquemas de lavagem de dinheiro e gera o que classificou como “trabalhadores megaexplorados” na cadeia de produção do tráfico.

"É muito interessante para o capitalismo superexplorar essa cadeia produtiva das pessoas que plantam, das pessoas que embalam, das pessoas que fazem o translado até chegar no varejo, lá na ponta, na biqueira, que são trabalhadores megaexplorados, sem seus direitos garantidos", afirmou.

A vereadora ressaltou ainda que o setor movimenta valores bilionários devido à falta de tributação e controle, e que o dinheiro proveniente do tráfico é lavado em grandes centros financeiros.

"A gente não percebe que o rendimento bilionário desse setor é porque em nenhuma parte dessa cadeia produtiva há qualquer tipo de taxação de imposto, e é esse dinheiro que é lavado depois na Avenida Faria Lima, na megaoperação que nós anunciamos no mês passado, em São Paulo. Só não enxerga quem não quer ver", declarou.

Karen concluiu criticando setores da direita pela repercussão da operação do Rio de Janeiro, afirmando que o tema tem sido usado para fomentar "o ódio ao setor mais discriminado da sociedade".

"Então, assim, vamos parar com o rebaixamento da discussão política. O papel do parlamentar é elevar o senso comum da nossa população, não discutir problemas complexos de forma rasa, incentivando estigmas racistas e elitistas", finalizou.

_________________________

Precisamos de você! Apoie o Pedra Azul News.

Jornal independente e precisa de contribuições para continuar informando. Doe qualquer valor pelo Pix: doe@pedraazulnews.com.br

Vereadora do PSOL chama traficantes de “trabalhadores” e compara drogas a café e açúcar
.

PUBLICIDADE