imagem da noticia
camera

Brasil 247

PUBLICIDADE

seta amarela

Política

Lula veta trecho de projeto de lei, já aprovado, que aumentaria pena máxima para lavagem de dinheiro

Dispositivo que reduziria pena mínima é considerado "jabuti" e também fica suspenso.

Redação Pedra Azul News

19/08/2025 - 00:00:00 | Atualizada em 19/08/2025 - 10:04:57

camera

Brasil 247

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou, em 29 de julho de 2025, trecho de um projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que propunha alterações na Lei nº 9.613/1998, que trata dos crimes de lavagem de dinheiro e ocultação de bens, direitos e valores. A proposta original sugeria reduzir a pena mínima de reclusão de três para dois anos e aumentar a pena máxima de dez para doze anos.

O veto presidencial foi fundamentado em recomendação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que argumentou que a redução da pena mínima enfraqueceria o combate a atividades ilícitas. A justificativa oficial, publicada no Diário Oficial da União, afirma que a medida "contraria o interesse público" e significaria um enfraquecimento do arcabouço legal brasileiro no combate a essas atividades ilícitas.

O trecho vetado foi considerado um "jabuti" — termo utilizado para designar emendas inseridas em projetos de lei que tratam de assuntos distintos do tema original. No caso, a alteração penal foi incluída em um projeto que aumentava as penas para crimes de furto de cabos de energia e telefonia.

Com o veto, a legislação vigente permanece em vigor, mantendo a pena de reclusão para crimes de lavagem de dinheiro entre três e dez anos. O Congresso Nacional tem o prazo de 30 dias para analisar o veto presidencial. Caso não haja manifestação, o veto será considerado mantido. Se os parlamentares decidirem derrubar o veto, a alteração proposta entrará em vigor.
Fundação Perseu Abramo

A decisão presidencial gerou reações no meio político e jurídico. Alguns parlamentares elogiaram o veto, destacando a importância de manter penas mais rigorosas para crimes financeiros. Por outro lado, críticos argumentaram que a medida poderia ser vista como uma proteção a práticas ilícitas e que a redução da pena mínima poderia facilitar acordos mais brandos em processos judiciais.

O veto também gerou debates sobre a prática legislativa do "jabuti", que é frequentemente criticada por permitir a inclusão de matérias não relacionadas ao tema original de um projeto de lei, dificultando o debate público e a transparência no processo legislativo.

   _________________________
> APOIE O PEDRA AZUL NEWS <
Jornal independente e de qualidade, contribua para continuarmos informando.
Doe qualquer valor pelo Pix: doe@pedraazulnews.com.br

Lula veta trecho de projeto de lei, já aprovado, que aumentaria pena máxima para lavagem de dinheiro
.

PUBLICIDADE