imagem da noticia
camera

Freepick

seta amarela

Editorial

Furtos de bicicleta em Amsterdã e em Pedra Azul: alguma coincidência?

Furtos de bicicleta podem estar associados com o consumo de drogas.

Redação Pedra Azul News

02/10/2022 - 00:00:00 | Atualizada em 02/10/2022 - 12:01:34

camera

Freepick

Os roubos e furtos de bicicletas tem chamado a atenção dos moradores de Pedra Azul. A região é marcada pelo clima pacato e familiar combinado com um pujante empreendedorismo de empresários capixabas e do resto do país. Esse ambiente não comporta situações como a dos assaltos de bicicletas. Por qual motivo isso estaria acontecendo, então?

Até o momento tudo são palpites, meras hipóteses, mas é preciso chamar a atenção para uma situação similar que acontece do outro lado do Oceano Atlântico, mais propriamente em Amsterdã, capital da Holanda.

Uma das políticas que chamam a atenção na Holanda é a liberação do uso de drogas. Ao contrário do que muitos advogam, o consumo de drogas não diminuiu com a sua legalização. Um dos curiosos fatos que acontecem em Amsterdã é o grande número de furtos de bicicletas. O motivo? Os assaltantes vendem a bicicleta para comprar drogas.

Essa curiosa situação que ocorre na desenvolvida Amsterdã pode nos dar uma pista para o que está acontecendo em Pedra Azul. Infelizmente, o consumo de drogas é uma realidade que destrói milhares de famílias brasileiras. E essa tragédia tristemente está avançando rumo às cidades do interior do país, já tendo chegado, ainda que de maneira mais tímida, à nossa querida Pedra Azul.

É possível pensar uma linha investigativa a partir dessa hipótese, a de que o furto de bicicletas em Pedra Azul esteja associado ao universo das drogas. Legalizada ou não, as drogas são algo com poder altamente destrutivo: corrói as famílias e o próprio ser humano em sua dignidade que passa a ser dependente de uma substância morta. Uma vez dependente, a pessoa é capaz de tudo para saciar o seu vício, até mesmo de roubar e matar.

O vício em drogas é um fator a ser considerado como hipótese da causa do aumento dos roubos e furtos de bicicletas em nossa pacata e linda Pedra Azul. Caso a hipótese se confirme, é dever das autoridades locais (Prefeitura de Domingos Martins e Governo do estado) promover junto às autoridades competentes a efetiva repreensão e punição dos assaltantes, assim como a elaboração de políticas públicas para que nossos jovens não ingressem no tenebroso caminho sem volta do mundo das drogas.