imagem da noticia
camera

Imagem retirada do Jornal Grande Bahia

PUBLICIDADE

seta amarela

Mundo

Deputada Carla Zambelli é detida na Itália e Justiça local avalia pedido de extradição do Brasil

Foragida federal estava na lista da Interpol e foi presa após condenação no STF a 10 anos de prisão

Redação Pedra Azul News

30/07/2025 - 00:00:00 | Atualizada em 30/07/2025 - 18:52:26

camera

Imagem retirada do Jornal Grande Bahia

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi detida na manhã desta terça-feira (29) em Roma, segundo autoridades italianas e a Polícia Federal brasileira. Ela era considerada foragida desde maio, quando deixou o Brasil após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por crimes relacionados à invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e falsidade ideológica.

Incluída na lista vermelha da Interpol, Zambelli foi localizada na Itália, país do qual também é cidadã. A defesa afirma que a parlamentar se apresentou espontaneamente às autoridades, mas a PF sustenta que a prisão foi cumprida a partir de um mandado internacional.

O caso agora segue para análise da Justiça italiana, que decidirá se ela aguardará o processo de extradição em liberdade, em prisão domiciliar ou em regime fechado. O procedimento pode ser demorado, já que depende de tratados bilaterais e das regras locais.

O pedido formal de extradição foi encaminhado ao governo italiano em junho pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF, por meio do Itamaraty. Se for autorizada, Zambelli voltará ao Brasil para cumprir a pena, o que poderá marcar um episódio inédito na relação de cooperação entre os dois países.

A parlamentar ainda responde a outro processo no Supremo, relacionado ao episódio em que estava armada, em São Paulo, durante um desentendimento com um cidadão na época das eleições de 2022. Neste caso, a maioria dos ministros já votou por sua condenação por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal.

PUBLICIDADE