imagem da noticia
camera

freepik

seta amarela

Saúde

Vacinação contra Covid-19 será anual e obrigatória para crianças e pessoas do grupo prioritário

Grupo prioritário inclui idosos, pessoas com comorbidades, dentre outros.

Redação Pedra Azul News

01/11/2023 - 00:00:00 | Atualizada em 01/11/2023 - 15:43:06

camera

freepik

Nessa terça-feira (31), foi anunciado pelo Ministério da Saúde que a vacinação contra o covid-19 passará a integrar o calendário anual para pessoas do grupo prioritário, o que alcançará também crianças na faixa etária dos seis meses até os menores de cinco anos.

Segundo Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, o programa Saúde na Escola (PSE) será um importante veículo para garantir que as crianças sejam vacinadas.

O PSE foi criado no segundo mandato do presidente Lula (2007-2010) pelo Decreto Presidencial 6.286/2007 e tem como finalidade “contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde” (artigo 1º) e uma de suas ações é a “atualização e controle do calendário vacinal” (artigo 4º, VIII).

Ethel destacou que as vacinas disponíveis pelo Sistema único de Saúde (SUS) são eficazes e seguras. Segundo ela, a inclusão da vacina no calendário anual e a utilização do PSE contribuirão para que mais pais vacinem seus filhos.

Além das crianças, terão incluída a vacina contra covid em seu calendário anual pessoas com comorbidades, imunossuprimidos, gestantes e puérperas, idosos, trabalhadores da saúde, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com deficiência permanente, pessoas em situação de rua, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Vacinação contra Covid-19 será anual e obrigatória para crianças e pessoas do grupo prioritário
.