imagem da noticia
camera

Reprodução: site https://conventodapenha.org.br

seta amarela

Espírito Santo

Seca no ES é assunto na Assembleia Legislativa; freis do Convento da Penha rezam pela chuva

Algumas regiões do ES estão sofrendo com a falta de chuva.

Redação Pedra Azul News

15/09/2022 - 00:00:00 | Atualizada em 16/09/2022 - 14:24:13

camera

Reprodução: site https://conventodapenha.org.br

Ontem (14), durante sessão ordinária, a seca no sul do Espírito Santo foi assunto na Assembleia Legislativa (Ales). As safras de abacaxi e cana-de-açúcar estão prejudicadas, bem como a produção de leite.

O deputado Theodorico Ferraço (PP) destacou, durante a sessão, que os produtores rurais do estado estão apreensivos e precisam de ajuda. Segundo Ferraço, o abacaxi teve redução de 90% na colheita e não haverá oferta de cana-de-açúcar para a Usina Paineiras produtora de açúcar e etanol, no município de Itapemirim.

O parlamentar fez um apelo ao secretário de Estado da Agricultura, José Roberto Macedo Fontes, para visitar a região e auxiliar as prefeituras neste momento.

A seca no ES não é assunto apenas na Ales. Freis do Convento da Penha também se manifestaram fazendo um apelo aos fiéis para que rezem pela chuva no estado.

Quem passa pela Terceira Ponte pode observar um cenário diferente: a mata que cerca o Santuário não está verde como de costume. "O verde bem forte e marcante deu lugar ao marrom em tom amarelado (...) Há alguns dias o Espírito Santo vive uma seca rigorosa. Só na Grande Vitória não chove em abundância desde fevereiro", diz o comunicado emitido pelo Convento.

O Convento da Penha divulgou fotos que revelam os resultados da falta de chuva nos seus arredores e os freis pedem aos fiéis que rezem junto com eles para que a chuva chegue em breve. A área seca representa um perigo e o Guardião do Convento pede que velas não sejam acesas no local.

“Estamos precisando dessa água tão necessária para nosso Espírito Santo, para nossas famílias, nossas lavouras, nossas plantações. A gente acompanha a situação do interior, dos agricultores, aqueles também que cuidam do seu gado, trabalham na roça… Como têm sofrido com a falta de chuva! Aqui no Convento quem observa a mata seja pela Terceira Ponte ou pela estrada de acesso ao Campinho, está percebendo que a mata está extremamente seca, por isso a gente pede oração para que veja a chuva na medida certa e pedimos também que vocês tenham cuidado para que não acendam velas e não fumem a partir do portão principal do Convento, é um apelo que fazemos. Em nenhum espaço do Convento pode fumar, isso para evitar qualquer tipo de incidente caso uma ponta de cigarro acesa caia na mata”, é o que pede Frei Djalmo, Guardião do Convento.

Informações de www.al.es.gov.br e conventodapenha.org.br