imagem da noticia
camera

Reprodução

seta amarela

Brasil

Remédio de pressão, Losartana Potássica 50mg, é recolhido pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recolheu o medicamento anti-hipertensivo como me

Redação Pedra Azul News

09/06/2022 - 00:00:00 | Atualizada em 27/07/2022 - 17:20:10

camera

Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recolheu o medicamento anti-hipertensivo como medida preventiva, em razão de uma possível contaminação durante o processo de fabricação.

.

A suspensão diz respeito ao uso, comercialização e distribuição da Losartana Potássica 50 mg. A empresa responsável pelo medicamento é a Vitamedic Indústria Farmacêutica LTDA. O recolhimento inicial foi voluntário e feito pela própria empresa. A Losartana é utilizada por paciente hipertensivos, com insuficiência cardíaca e, em alguns casos, por diabéticos.

.

Em nota, a Vitamedic diz: “Em caráter preventivo, a empresa Vitamedic Industria Farmacêutica comunica que realizará o RECOLHIMENTO VOLUNTÁRIO do produto LOSARTANA POTÁSSICA na apresentação 50MG COM REV C/ 2X15 GENÉRICO REG. MS 1.0392.0178.001-2. (...) Essas impurezas advêm do processo de fabricação do insumo farmacêutico ativo e sua presença era desconhecida até a publicação de estudos que indicassem a sua possível formação durante a síntese da substância losartana. As medidas indicadas nesses casos têm impacto em todo o mercado de consumo de losartana, não se restringindo apenas ao Brasil".