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Saúde

Qual a importância da alimentação para crianças praticantes de atividade física?

É preciso associar a atividade física com uma boa alimentação.

Redação Pedra Azul News

26/03/2023 - 00:00:00 | Atualizada em 25/03/2023 - 16:38:48

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A prática de exercícios físicos promove diversos benefícios para a saúde de crianças e adolescentes, além de proporcionar melhor qualidade de vida e prevenir várias doenças metabólicas.

Um fator essencial que deve ser levado em consideração por praticantes de atividades físicas é a alimentação, pois o exercício físico aumenta o gasto energético e, consequentemente, exige mais do nosso organismo. Assim como a hidratação, visto que o exercício aumenta a temperatura corporal, intensificando as perdas hídricas.

Uma alimentação saudável e que garanta energia no momento do exercício físico é uma alimentação rica em frutas, vegetais, grãos integrais e fontes de proteína (como ovos, carnes, leite e derivados).

Os carboidratos são essenciais para proporcionar energia na hora da atividade física (como pães, arroz, feijão, frutas, tubérculos em geral). Já as proteínas serão essenciais na construção dos tecidos, principalmente, muscular.

Antes da atividade física prefira opções mais leves e com fontes de carboidratos para proporcionar energia. Após atividades garanta um bom aporte proteico.

Quer saber como associar esses nutrientes de forma prática? Abaixo, você confere algumas opções de lanches saudáveis.

→ Sanduiche natural proteico (pão integral com patê de frango ou atum e salada);

→ Iogurte com frutas e aveia;

→ Omelete;

→ Vitamina de frutas;

→ Panqueca de banana e aveia;

→ Salada de frutas com aveia.