imagem da noticia
camera

Reprodução

PUBLICIDADE

seta amarela

Espírito Santo

Programa CNH Social 2024: 7.000 vagas para habilitação gratuita no Espírito Santo

Inscrições vão até dia 20 de abril de 2024 exclusivamente pelo site oficial do Detran|ES

Redação Pedra Azul News

03/04/2024 - 00:00:00 | Atualizada em 04/04/2024 - 13:50:45

camera

Reprodução

O governador Renato Casagrande apresentou, nesta terça-feira (02), a nova edição do programa CNH Social, realizado pelo Detran|ES. Para o ano de 2024, serão 7.000 carteiras de motoristas gratuitas em todo o estado, divididas em duas fases.

Para concorrer a uma das 3.500 vagas da primeira fase, é necessário se inscrever até 20 de abril de 2024 no site oficial www.detran.es.gov.br e preencher as informações solicitadas. As vagas são destinadas a cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal até 09 de fevereiro de 2024. Para os egressos do sistema prisional, a inscrição deve ser realizada junto à Secretaria da Justiça (Sejus). A seleção dos candidatos será feita de forma eletrônica, considerando critérios como menor renda per capita, maior número de componentes no grupo familiar, entre outros.

Essas vagas são destinadas para obtenção da primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro), além de adição de categoria A ou B para aqueles já habilitados, e mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).

A lista dos selecionados será divulgada em 06 de maio de 2024, às 12h, no site do Detran|ES. Neste ano, além de 5% das vagas reservadas para Pessoa com Deficiência (PCD), também será destinado 8% das vagas para os egressos do sistema prisional, em acordo técnico firmado entre o Detran|ES e a Secretaria da Justiça (Sejus). Vagas não preenchidas por esses grupos serão disponibilizadas para ampla concorrência.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, ressaltou a importância social do programa, que oferece oportunidades de inserção no mercado de trabalho. "A oferta de 7.000 oportunidades para obtenção da carteira de habilitação é motivo de comemoração, pois possibilita a milhares de pessoas ingressarem no mercado de trabalho. A inclusão de egressos do sistema prisional amplia ainda mais essas oportunidades, representando um recomeço na vida dessas pessoas", afirmou.

Uma lista de suplentes será divulgada em 08 de julho de 2024, às 12h, no site do Detran|ES com vagas não preenchidas na primeira fase. Os contemplados devem seguir os prazos estabelecidos pelo processo de Habilitação.

Programa CNH Social 2024: 7.000 vagas para habilitação gratuita no Espírito Santo
.