imagem da noticia
camera

Andreas Solaro/AFP

seta amarela

Mundo

Papa Francisco passa por cirurgia no intestino

O pontífice foi submetido a uma laparotomia.

Redação Pedra Azul News

07/06/2023 - 00:00:00 | Atualizada em 07/06/2023 - 15:05:40

camera

Andreas Solaro/AFP

Nesta quarta-feira (7), Papa Francisco, de 86 anos, foi internado para a realização de uma laparotomia, uma cirurgia no intestino.

Segundo informações do Vatican News, o pontífice já foi operado e a cirurgia, que durou cerca de três horas, aconteceu sem complicações. No entanto, Papa Francisco deve permanecer internado por vários dias “para permitir o normal decurso pós-operatório e a plena retomada funcional”.

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou o seguinte comunicado:

"No final da Audiência Geral, o Santo Padre se dirigiu ao Hospital Universitário A. Gemelli onde, no início da tarde, será submetido a uma laparotomia e a uma cirurgia plástica da parede abdominal com prótese, sob anestesia geral. A operação, planejada nos últimos dias pela equipe médica que assiste o Santo Padre, tornou-se necessária devido a uma laparocele encarcerada que está causando síndromes suboclusivas recorrentes, dolorosas e agravadas. A permanência no hospital durará vários dias para permitir o curso normal do pós-operatório e a recuperação funcional completa."

Como explica o comunicado da Santa Sé, a laparotomia, uma abertura cirúrgica da cavidade abdominal, é realizada para corrigir uma laparocele, um tipo de hérnia que obstrui a passagem de fezes e gases, provocando muita dor e desconforto.

Todas as audiências do Santo Padre estão suspensas até 18 de junho.