imagem da noticia
camera

Reprodução

seta amarela

Brasil

Não Perca o Eclipse Anular deste Sábado (14) e saiba como observá-lo com segurança!

O Eclipse iniciará as 15h

Redação Pedra Azul News

13/10/2023 - 00:00:00 | Atualizada em 13/10/2023 - 11:05:25

camera

Reprodução

O eclipse solar anular ocorrerá neste sábado (14) em parte do Brasil e só será visível novamente em 2067, segundo Lauriston Trindade, membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros.

Para observá-lo com segurança, é necessário utilizar óculos especiais e evitar o olhar direto. Trindade esclarece que existem três tipos de eclipses solares: parcial, total e anular.

O eclipse parcial ocorre quando a lua cobre apenas parte do sol, enquanto o eclipse total acontece quando a lua parece maior que o sol e o cobre completamente. Já o eclipse anular ocorre quando a lua, que é menor que o sol, passa na sua frente, criando um anel luminoso.

O último eclipse anular ocorreu no Brasil em 1995, e o próximo ocorrerá em 44 anos. O eclipse deste sábado terá uma duração de cerca de três horas, com o momento máximo de anularidade por volta das 16h43 no Ceará.

Lauriston adverte que a observação deve ser feita com precaução, já que olhar diretamente para o eclipse sem proteção pode prejudicar a visão, causando danos como catarata e cegueira. Óculos de sol não oferecem proteção suficiente, pois a lua cobrirá apenas cerca de 87% do sol, deixando uma parte muito luminosa.

Recomenda-se o uso de óculos específicos para observação ou um filtro de solda número 14, disponível em lojas de material de construção por cerca de R$ 3 a R$ 5.

Não Perca o Eclipse Anular deste Sábado (14) e saiba como observá-lo com segurança!
.