imagem da noticia
camera

Reprodução

seta amarela

Brasil

Mais um caso de varíola do macaco é investigado no ES; Brasil já tem 76 casos confirmados

Paciente está internado em hospital da Grande Vitória e tem entre 20 e 29 anos.

Redação Pedra Azul News

05/07/2022 - 00:00:00 | Atualizada em 07/07/2022 - 13:37:54

camera

Reprodução

Após descartar um caso suspeito de varíola do macaco que estava sendo investigado, a Secretaria de Saúde do Espírito Santo confirmou que um novo caso suspeito da doença está sendo analisado.

Trata-se de um paciente, homem, com idade entre 20 e 29 anos, cujos sintomas iniciaram em 7 de junho com erupções cutâneas. Este já é o terceiro caso investigado no Espírito Santo.

No último domingo, o Ministério da Saúde confirmou que no Brasil já são 76 casos confirmados. O estado de São Paulo concentra o maior número de casos da doença, com 52 confirmações. No Rio de Janeiro são 16 casos confirmados.

A grande maioria dos pacientes infectados relataram erupções cutâneas, febre, dor de cabeça e dores musculares. A transmissão mais comum é por contato com as lesões ou por vias respiratórias. Abraços, beijos, relação sexual, secreções, roupas e roupas de camas usadas pelo doente também transmitem a doença, o que também pode acontecer por contato com animal infectado.

No Brasil, também há casos de transmissão local, quando o paciente não tem histórico de viagens a países com casos da doença, ou seja, a contaminação se deu dentro do território nacional.

Os sintomas podem incluir:
• Febre
•Dor de cabeça
•Dor muscular