imagem da noticia
camera

Reprodução

seta amarela

Economia

Jovens da Geração Z são evitados por empresas

Estudo revela desafios na admissão de recém-formados: compreenda os motivos

Redação Pedra Azul News

02/03/2024 - 00:00:00 | Atualizada em 03/03/2024 - 15:47:28

camera

Reprodução

Um estudo recente, conduzido por meio de entrevistas com 800 gestores de empresas nos Estados Unidos, revelou que quatro em cada dez empresas têm optado por não recrutar jovens recém-formados da geração Z, que são os nascidos do ano de 1995 e os mais novos nasceram em 2010. Os desafios começam no próprio processo de seleção, evidenciando questões como falta de habilidades de comunicação (52%), escolha inadequada de vestimenta (47%) e até mesmo a presença dos pais (19%).

De acordo com Caio Pereira Infante, especialista em branding de recrutamento, os jovens da geração Z trazem consigo a cultura da instantaneidade, característica do mundo digital, para o ambiente corporativo. Contudo, essa expectativa muitas vezes não condiz com a realidade do mercado de trabalho, resultando em frustrações e desajustes.

Embora compreensível que os recém-formados não possuam todas as habilidades exigidas pelo mercado de trabalho, as empresas ressaltam a importância de competências fundamentais como pontualidade, habilidades de comunicação e adaptação à rotina. Esse choque geracional tem demandado ajustes tanto por parte dos jovens quanto das empresas.

Para Infante, é essencial que as empresas entendam as diferentes expectativas e procurem maneiras de oferecer oportunidades de crescimento profissional que estejam alinhadas com as necessidades e valores dos jovens profissionais.

Jovens da Geração Z são evitados por empresas
.