imagem da noticia
camera

Reprodução

PUBLICIDADE

seta amarela

Brasil

Elon Muk encerra operação do X no Brasil e cita ameaça de prisão de representantes feita por Moraes

Plataforma, com 30 milhões de usuários no país, enfrenta impasse com o STF.

Redação Pedra Azul News

17/08/2024 - 00:00:00 | Atualizada em 17/08/2024 - 13:28:44

camera

Reprodução

Na noite de sexta-feira, 16 de agosto, a rede social X, de Elon Musk, divulgou que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ameaçou prender seu representante legal no Brasil caso a empresa não cumprisse ordens de censura. Em uma nota pública, a X revelou uma "ordem secreta" de Moraes, na qual alega que seus recursos ao STF foram ignorados e que as ameaças foram feitas sem que o público brasileiro fosse devidamente informado.

A empresa afirmou que sua equipe brasileira não tem controle sobre o bloqueio de conteúdo na plataforma e criticou Moraes por optar por ameaçar seus funcionários em vez de seguir o devido processo legal. O documento, enviado à X às 9h40 do dia 12 de agosto de 2024, não foi cumprido pela empresa. Segundo o despacho, a representante da empresa no Brasil, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, estaria evitando a intimação judicial.

Além disso, foi aplicada uma multa de R$ 50 mil à X Brasil Internet LTDA e um prazo de 24 horas para o cumprimento da decisão. Caso contrário, uma nova multa de R$ 20 mil seria imposta à representante, além de um decreto de prisão por desobediência.

Em resposta, a X anunciou a decisão de encerrar suas operações no Brasil para proteger sua equipe. A rede social, com mais de 30 milhões de usuários no país, permanece ativa por enquanto, mas sem uma data definida para o desligamento completo. A empresa atribui a responsabilidade pela decisão diretamente a Alexandre de Moraes.

Elon Muk encerra operação do X no Brasil e cita ameaça de prisão de representantes feita por Moraes
.

PUBLICIDADE