imagem da noticia
camera

Reprodução

PUBLICIDADE

seta amarela

Brasil

Caminhoneiros anunciam paralisação nacional para esta quinta (4)

Chicão Caminhoneiro protocola pedido em Brasília com apoio jurídico de Sebastião Coelho.

Redação Pedra Azul News

03/12/2025 - 00:00:00 | Atualizada em 03/12/2025 - 11:21:09

camera

Reprodução

O representante da União Brasileira dos Caminhoneiros, Francisco Dalmora Burgardt, conhecido como Chicão Caminhoneiro, anunciou nesta terça-feira (2), em Brasília, a realização de uma paralisação nacional da categoria marcada para esta quinta-feira (4). O líder esteve na Presidência da República para protocolar oficialmente o pedido que dará base legal ao movimento, acompanhado do desembargador aposentado Sebastião Coelho, que prestará assessoria jurídica à mobilização.

Segundo Chicão, a decisão pela paralisação foi construída de forma coletiva. “Esse movimento é dos caminhoneiros, de guerreiros e lutadores”, afirmou. Ele também negou que a mobilização tenha caráter político e pediu que os participantes respeitem as leis e o direito de ir e vir da população. “Não podemos impedir o livre trânsito das pessoas”, ressaltou.

Presente no protocolo do pedido, Sebastião Coelho declarou que dará suporte jurídico ao movimento antes, durante e após a paralisação. “Estamos aqui para garantir respaldo legal e, no momento oportuno, divulgaremos mais informações”, disse.

Nos últimos dias, Coelho também se manifestou publicamente em defesa de uma mobilização em prol da anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em publicações nas redes sociais, ele afirmou que a pressão tem como objetivo sensibilizar o Congresso Nacional.

A expectativa da liderança é de adesão nacional da categoria ao movimento, que promete impactar o transporte de cargas em todo o país.

Caminhoneiros anunciam paralisação nacional para esta quinta (4)
.

PUBLICIDADE