imagem da noticia
camera

Rita Tristão, curadora da Mostra (Créditos : Marry Martins)

seta amarela

Espírito Santo

CASACOR ES de volta ao 38º Batalhão de Infantaria em Vila Velha

Casacor vem com o tema “Infinito Particular” e promete encantar os visitantes.

Redação Pedra Azul News

23/10/2022 - 00:00:00 | Atualizada em 23/10/2022 - 12:47:20

camera

Rita Tristão, curadora da Mostra (Créditos : Marry Martins)

A maior mostra de arquitetura e decoração do Espírito Santo já começou. Realizada de 18 de outubro a 18 de dezembro, no 38° Batalhão de Infantaria, localizado na Prainha, em Vila Velha, a CASACOR compreende uma extensa área de muita vanguarda, design, cultura e história.

No local estão abrigados 38 ambientes projetados por um seleto time de 42 profissionais, entre os já consagrados no mercado, expositores inseridos no plano geral da mostra por sua gestora, a arquiteta Rita Rocio Tristão, além de jovens talentos das áreas de arquitetura, design de interiores e paisagismo.

O roteiro deste ano compreende três imóveis do exército: o Forte São Francisco Xavier da Barra, o Hotel de Trânsito e parte do Pavilhão de Comando do 38º BI, que na concepção da mostra estão interligados pela proposta de um moderno clube de praia urbano à beira mar, junto com uma área comercial, que conecta as edificações até a área gastronômica da CASACOR, que agrupa drink bar, lounge de eventos, restaurantes e anexos.

O projeto compreende o Hotel de Trânsito, que foi transformado em um Hotel Boutique, parte do Pavilhão de Comando, que vai abrigar boa parte da área gastronômica e o icônico Forte São Francisco Xavier da Barra, uma das construções mais antigas do Estado, iniciada na “Capitania do Espírito Santo” por Francisco Gil de Araújo, entre 1678 a 1682.

A localização do forte é privilegiada, na encosta do morro que abriga um dos tesouros do Estado do Espírito Santo: o Convento da Penha. O lugar encanta também com sua vista para a Terceira Ponte e a capital, Vitória. Ali estarão, alguns ambientes culturais da mostra deste ano.

Para 2022, o projeto da mostra se estenderá por toda a área banhada de mar e histórias, composta pelo Forte São Francisco Xavier da Barra, pelo Hotel de trânsito e por parte do pavilhão de comando do 38º BI passando pelo píer e a prainha do 38º BI. O trajeto vai conectar as edificações ao mar e explorar a variedade de paisagens, com ambientes arrojados e atuais.

Apaixonada por história e arquitetura, a diretora da mostra capixaba, Rita Rocio Tristão, identificou-se com o tema proposto para a CASACOR deste ano, “Infinito Particular”. O tema convida à reflexão sobre a prioridade do equilíbrio, do bem-estar físico e mental dos moradores, em casas absolutamente biográficas.

A CASACOR ES está entre as mostras mais longas do país, com dois meses de duração e o visitante nela permanece por tempo acima da média de outras exposições.

CASACOR ESPÍRITO SANTO 2022
-Data:
De 18 de outubro a 18 de dezembro
De terça a sábado das 14h00 às 21h
Domingos e feriados das 12h às 19h datas previstas sujeitas a alterações

-Local:
26ª CASACOR Espírito Santo 2022
38º Batalhão de Infantaria - Praia de Piratininga, s/n - Prainha, Vila Velha
INGRESSOS - de terça a domingo e feriados
Inteira: R$ 80,00 | Meia-entrada: R$ 40,00