imagem da noticia
camera

Freepick

seta amarela

Saúde

Atividade física uma estratégia contra obesidade infantil

É muito importante criar uma rotina familiar. Participe das brincadeiras!

Redação Pedra Azul News

03/09/2022 - 00:00:00 | Atualizada em 04/09/2022 - 14:21:24

camera

Freepick

A obesidade no período infantil vem sendo uma ameaça para o bem-estar das crianças, quadro que se agravou durante a pandemia. Os motivos de mais relevância são a má alimentação e o sedentarismo.

Devido ao confinamento, especialistas apontam uma crescente do número de crianças com obesidade. Além de aumentar problemas crônicos de saúde, a obesidade pode gerar problemas psicológicos devido a pressão social, a exemplo do Bullying.

Para reverter este caso, uma interessante opção é inserir na rotina da criança atividades físicas e atividades lúdicas e criativas.

Os exercícios físicos devem chamar a atenção para o lado prazeroso da criança, que não seja uma obrigação. Isso ajuda a tirá-las das telas de TV ou celulares.

O apoio, a presença e disposição das famílias também são fundamentais para reverter esse processo, até mesmo praticando o esporte junto com ela, estimulando a criança a participar de atividades físicas tanto dentro como fora da escola.

Alguns exemplos básicos de brincadeiras ativas: andar de bicicleta, brincadeiras de perseguir, jogos com bola, atividades na água se for possível.

É muito importante criar uma rotina familiar. Participe das brincadeiras! As crianças gostam muito. E lembre-se sempre: atividade física é para qualquer idade, é fator que gera bem-estar não só para criança, mas sim a todos.