imagem da noticia
camera

Reprodução

seta amarela

Saúde

Atividade física no inverno: aliada ou vilã?

Quando a estação fria chega, a vontade de fazer exercícios vai embora.

Redação Pedra Azul News

01/08/2022 - 00:00:00 | Atualizada em 02/08/2022 - 13:41:00

camera

Reprodução

Quando a estação fria chega, a vontade de fazer exercícios vai embora. Porém, poucos sabem que podemos usar esse período como um grande aliado, tanto para o condicionamento físico em geral, quanto para o emagrecimento.

Embora este período seja favorável para acelerar naturalmente o metabolismo, devemos atentar para alguns cuidados ao realizar qualquer pratica de atividades em temperaturas baixas.

As temperaturas baixas causam a diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos, limitando assim a quantidade de sangue que chega em nossos principais órgãos e extremidades do corpo. Por consequência, temos a diminuição da imunidade e, por conseguinte, o aumento significativo da incidência de doenças infecciosas causadas por vírus e bactérias.

Mas para que isso simplesmente não aconteça nos períodos frios, tornando a atividade física aliada, devemos ter alguns tipos de cuidados e limites. Use roupas adequadas para o frio, antes de começar as atividades mais pesadas; aqueça de 5 a 10 minutos com alongamentos e atividades leves para aumentar a temperatura corporal; procure um profissional que saiba limitar seus treinos neste período; e, principalmente, mantenha-se sempre hidratado.

Cuidando dos seus limites e atentando aos cuidados com sua saúde, a atividade física no inverno nunca será vilã. Lembre-se sempre que é no inverno que você constrói seu corpo para o verão.

RAFAEL ANDREÃO, Educador Físico, Personal Trainner.