imagem da noticia
camera

Reprodução

seta amarela

Espírito Santo

5G chega em Vitória ainda em agosto, segundo Anatel

A tecnologia 5G apresenta uma velocidade muito maior, em comparação ao 4G

Redação Pedra Azul News

18/08/2022 - 00:00:00 | Atualizada em 18/08/2022 - 11:15:48

camera

Reprodução

O 5G chegará em Vitória no próximo dia 22, segunda-feira. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a liberação deve acontecer para Rio de Janeiro, Palmas e Florianópolis.

O presidente do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) e conselheiro da Anatel, Moisés Queiroz, informou, durante entrevista ao jornal O Globo, a data e disse que o Grupo fará uma reunião nessa quinta-feira (18) para liberar o início das atividades.

A tecnologia 5G apresenta uma velocidade muito maior, em comparação ao 4G, para um usuário da tecnologia em um celular, por exemplo. Um vídeo de duas horas levaria, com o 5G, 30 segundos para ser baixado.

Para que o 5G seja ativado, as operadoras deverão instalar antenas compatíveis com a nova tecnologia, bem como filtros para evitar interferências. Para quem usa a televisão por meio de antena parabólica precisará trocar o equipamento. Os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado em sigaantenado.com.br.

No celular é preciso um chip e um aparelho que aceitem a nova tecnologia. No site da Anatel está liberada a lista de celulares que aceitam o 5G puro.

*Com informações de A Gazeta