imagem da noticia
camera

BRAULIO COSTA COUTO

seta amarela

Religião

Quarta-feira de Cinzas: Significado e Tradição

Confira os horários de missa e entenda a importância religiosa e prática do jejum para os católicos.

Redação Pedra Azul News

14/02/2024 - 00:00:00 | Atualizada em 23/02/2024 - 12:52:57

camera

BRAULIO COSTA COUTO

A Quarta-feira de Cinzas, marco litúrgico importante para os fieis católicos, assinala o início da Quaresma, período de quarenta dias de penitência e oração mais intensas, que antecedem a Páscoa. Originando-se nos primórdios do Cristianismo, a prática da imposição de cinzas na testa dos fiéis em forma de cruz é um sinal de arrependimento e reconciliação com Deus, demonstrando a fragilidade humana: “somos pó e ao pó da terra voltaremos” (cf. Gn 3, 19).

Na antiguidade, os penitentes que cometiam pecados graves eram publicamente expulsos da comunidade cristã durante a Quaresma e, no primeiro dia desse período, eram cobertos com cinzas como símbolo de sua penitência e desejo de reconciliação com Deus.

Para os católicos, esse dia é marcado por introspecção, reflexão sobre os próprios pecados e busca pela renovação espiritual. O jejum, prática tradicional nessa ocasião, simboliza o sacrifício e a purificação espiritual, sendo uma oportunidade para intensificar a oração, a caridade e a abstinência de carne.

Tradicionalmente, os fiéis católicos jejuam abstendo-se de comer carne e fazendo apenas uma refeição completa ao longo do dia, além de duas pequenas refeições que não somam juntas uma refeição completa. Esse jejum é uma maneira de simbolizar a união com o sofrimento de Cristo e a disposição para se distanciar das tentações mundanas durante a Quaresma.

A Quarta-feira de Cinzas é mais do que um rito religioso; é um momento de conexão com os princípios fundamentais da fé cristã e de preparação para a celebração da Páscoa, um dos eventos mais significativos do calendário litúrgico católico.

A intenção deste sacramental é levar ao arrependimento e desprendimento dos pecados, e desapego desta vida terrena. E buscar a morada definitiva no Céu, sem a ilusão da felicidade plena na Terra, uma vez que tudo é transitório.

Horário de Missas:
Pedra Azul  
-19h - Matriz Nossa Senhora de Fátima

Venda Nova do Imigrante  
-19h - Matriz São Pedro

Afonso Cláudio  
-19h - Com. São Francisco Xavier
-19h30 - Matriz São Sebastião

Castelo
-19h Igreja Matriz
-19h30 Com. Santa Luzia
-19h30 Com. São Cristóvão

Vargem Alta
-19h Matriz Imaculada Conceição
-19h Com. NS de Fátima (Fruteiras Nova)

Marechal Floriano
-19h - Matriz Sant'Ana

Quarta-feira de Cinzas: Significado e Tradição
.