imagem da noticia
camera

Reprodução

seta amarela

Eleições

Pesquisa RealTime Big Data mostra Casagrande na frente na disputa pelo governo do ES

Pesquisa também apresentou divergência nos resultados do 1º turno.

Redação Pedra Azul News

13/10/2022 - 00:00:00 | Atualizada em 15/10/2022 - 09:44:18

camera

Reprodução

Pesquisa da RealTime/Big Data divulgada ontem (13) mostrou Renato Casagrande (PSB) na frente pela disputa do governo do Espírito Santo. O Atual governador teria 53% das intenções de votos, considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo nulos, em branco e os que não sabem em quem votar. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número ES-05269/2022.

*NOTA DA REDAÇÃO:
Muitas pesquisas divulgadas no 1º turno tiveram resultados bem diferentes do que foi mostrado nas urnas eletrônicas. O Pedra Azul News, em consideração ao leitor, sempre publica a metodologia que o instituto usou para realizar a pesquisa. Isso é muito importante, pois a metodologia usada, a forma como as perguntas são feitas, o número de entrevistados são fatores que influenciam o resultado do levantamento. Por isso, nem sempre o resultado da pesquisa é compatível com o resultado da urna. Não é o Pedra Azul News que realiza as sondagens. A reportagem apenas publica as pesquisas que são previsões, informando inclusive se há divergência entre a urna e o levantamento. Sabemos que elas podem influenciar o eleitor e, por isso, divulgamos a metodologia usada pelo instituto para que o nosso leitor saiba como essa pesquisa foi feita.

Dito isso, confira os resultados da pesquisa RealTime/Big Data para 2º turno da eleição no ES:

Pesquisa estimulada (votos totais):
-Renato Casagrande (PSB) - 48%
-Carlos Manato (PL) - 42%
-Branco/nulo - 6%
-Não sabe/não respondeu - 4%

Pesquisa estipulada (votos válidos):
-Renato Casagrande (PSB) - 53%
-Carlos Manato (PL) - 47%

*METODOLOGIA:
Na pesquisa do RealTime Big Data foram entrevistados apenas 1.000 eleitores do Espírito Santo entre os dias 11 e 12 de outubro de 2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

*DIVERGÊNCIA ENTRE O RESULTADO DA PESQUISA E DAS URNAS:
Na pesquisa realizada para o 1º turno das eleições, o RealTime/Big Data apresentou uma grande diferença entre o resultado das urnas e os dados dos levantamentos em relação ao candidato Manato (PL). Segundo os dados, Manato teria 26% das intenções de votos totais. Um resultado bem diferente ao apresentado na urna, já que Manato teve 38,48% dos votos.

Apesar das pesquisas terem mostrado divergências entre os resultados das urnas e os levantamentos, o Pedra Azul News divulga informações que possam ser de interesse dos leitores.