imagem da noticia
camera

Reprodução

PUBLICIDADE

seta amarela

Venda Nova do Imigrante

Parceria entre Prefeitura e Academia traz benefícios para idosos, há 16 anos, em Venda Nova

Projeto Conviver: impactos positivos da hidroginástica na saúde e bem-estar de cerca de 8000 idosos.

Redação Pedra Azul News

22/04/2024 - 00:00:00 | Atualizada em 23/04/2024 - 15:09:46

camera

Reprodução

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante e uma academia local tem trazido, há 16 anos, resultados surpreendentes para a saúde e qualidade de vida de 200 idosos participantes do Projeto Conviver. Em uma pesquisa recente conduzida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em conjunto com a academia, foram colhidas 148 avaliações que revelam o impacto positivo das aulas de hidroginástica na rotina desses idosos.

Criado em 2017, o Projeto Conviver reserva 200 vagas mensalmente para os idosos da cidade, com aulas de hidroginástica realizadas duas vezes por semana, totalizando cerca de 2.400 vagas ao ano. A procura tem sido tão alta que há lista de espera para participação. Aproximadamente 8.000 moradores acima de 60 anos já participaram da hidroginástica na academia que presta o serviço.

Antes de ingressar nas atividades, os idosos precisam apresentar um laudo médico para garantir sua aptidão física. E os resultados da pesquisa são notáveis: 93% dos 113 participantes relataram melhorias em seus sintomas físicos e psicológicos após as aulas. Além disso, houve uma redução significativa no uso de medicamentos, com 56% dos 96 entrevistados afirmando ter diminuído ou até mesmo abandonado analgésicos, ansiolíticos e antidepressivos.

Para os participantes, os benefícios vão além da saúde física. A hidroginástica se tornou um ponto de encontro social, com 98% dos entrevistados destacando o apoio familiar e a importância do convívio com os colegas de aula. A academia responsável pelo programa também recebeu avaliações positivas, com destaque para o acolhimento e profissionalismo dos instrutores.

O educador físico Artur Falqueto, especialista em grupos especiais, ressalta a importância da atividade para os idosos. Ele destaca a necessidade de adaptação nas aulas, priorizando o equilíbrio e a mobilidade, e comemora os resultados alcançados.

O prefeito de Venda Nova, Paulinho Mineti, reforça o compromisso da cidade com a saúde da Terceira Idade, ressaltando que investir em saúde é sempre um ganho para a comunidade.

Parceria entre Prefeitura e Academia traz benefícios para idosos, há 16 anos, em Venda Nova
.