imagem da noticia
camera

Reprodução

seta amarela

Espírito Santo

Nova Carteira de Identidade vai começar a ser emitida a partir de hoje em seis unidades federativas

No Espírito Santo, a emissão começará em março de 2023

Redação Pedra Azul News

26/07/2022 - 00:00:00 | Atualizada em 02/08/2022 - 13:07:42

camera

Reprodução

Seis unidades federativas começarão a emitir a Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O número de inscrição do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) será adotado como Registro Geral (RG), de acordo com o Decreto nº 10.977/2022. O documento será único e válido em todo o País.

.

Rio Grande do Sul começará hoje (26) a emissão do novo documento. Acre, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal começarão nos dias seguintes. Inicialmente, apenas os cidadãos que estiverem com as informações no CPF atualizadas poderão emitir a nova carteira de identidade. Mas quem possui alguma informação incorreta ou desatualizada no CPF, já pode corrigir isso no site da Receita Federal.

.

A CIN será emitida em duas versões: digital e impressa. O objetivo é impedir que uma mesma pessoa tenha mais de um documento de identificação, emitido em estados diferentes. A CIN possuirá um QR Code que permitirá a inclusão da carteira de estudante, pela leitura do código.

.

No verso do novo documento poderá conter informações como: se doador de órgãos, tipo sanguíneo, entre outros. Além disso, a nova carteira de identidade servirá como documento de viagem, pois incluirá o código de padrão internacional chamado MRZ, que também é usado no passaporte. Exceto nos países que integram o Mercosul, para viagens à outros países ainda será necessário o passaporte.

.

No Espírito Santo, a emissão começará em março de 2023. Mas já é possível atualizar as informações do CPF, gratuitamente, no site da Receita Federal.

.

*Com informações de A Gazeta e www.gov.br