imagem da noticia
camera

Reprodução

seta amarela

Mundo

Ministro da Relações Exteriores de Taiwan: China prepara a invasão

A tensão entre China e Taiwan se intensificou desde a visita de Pelosi na última terça-feira (2)

Redação Pedra Azul News

09/08/2022 - 00:00:00 | Atualizada em 11/08/2022 - 14:24:13

camera

Reprodução

O ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Joseph Wu, declarou na manhã dessa terça-feira (9) que a China realiza, nesse momento, exercícios militares em áreas adjacentes a Taiwan como ensaio a uma invasão. Wu, no entanto, não deu previsão de quando a invasão ocorreria.

Na terça-feira passada (2), a China anunciou exercícios de fogo real em resposta à visita de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos (EUA), a Taiwan. Na ocasião, Pelosi manifestou solidariedade dos EUA à ilha.

Desde então, a tensão entre China e Taiwan se intensificou. O Exército de Libertação Popular (ELP) da China anunciou nessa segunda-feira (8) que fechou parte da baía de Bohai para exercícios militares, com foco em ataques antissubmarino e ar-superfície. Essa é só uma de um conjunto de exercícios militares feitos pela China na região.

Wu afirmou que a Pequim pretende anexar Taiwan. A China, por sua vez, nunca reconheceu a independência da ilha de Taiwan e entende que, um dia, esse território se reunificará ao seu.