imagem da noticia
camera

Foto: Marcos Serra Lima

seta amarela

Eleições

Manifestação do 7 de setembro reúne mais de 108 mil pessoas em Vitória/ES,

Manifestação reuniu pessoas em cidades ao redor de todo Brasil

Redação Pedra Azul News

08/09/2022 - 00:00:00 | Atualizada em 10/09/2022 - 16:36:27

camera

Foto: Marcos Serra Lima

O sete de setembro foi marcado por inúmeras manifestações ao redor do país. Além da comemoração dos 200 anos da independência do Brasil, manifestantes aproveitaram a data para manifestarem seu apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em Vitória (ES), o número de manifestantes foi de 108.645 pessoas, segundo a Sesp (Secretaria de Estadual de Segurança Pública), conforme apurado pelo jornal A Gazeta.

O presidente Bolsonaro compareceu pessoalmente às manifestações de Brasília e do Rio de Janeiro, em Copacabana. Ponto alto e mais explorado pela imprensa foi o coro “imbrochável” entoado em Brasília por manifestantes e seguido por Bolsonaro ao microfone.

Opositores e concorrentes de Bolsonaro se manifestaram nas redes sociais, criticando o presidente. Lula (PT) disse que nunca usou o sete de setembro para fins eleitorais. Simone Tebet (MDB) preferiu abraçar a narrativa de que Bolsonaro é machista e criticou as falas do presidente. Ciro Gomes (PDT) se referiu a Bolsonaro como “imbecil e criminoso”, pois, segundo ele, o presidente fez um “comício com milhões de recursos públicos envolvidos.”

Alguns partidos já estão acionando o Judiciário para questionar a conduta do presidente no sete de setembro.

O outro lado no ES
Em paralelo às manifestações patrióticas, aconteceu em Vitória o evento do grupo “Grito dos Excluídos”. Reunidos na Praça Getúlio Vargas, os manifestantes caminharam rumo à sede da prefeitura municipal de Vitória, em Bento Ferreira. Segundo os organizadores, o evento contou com 3 mil participantes.