imagem da noticia
camera

Freepick

seta amarela

Eleições

Horário das eleições mudou? Eleitores devem ter cuidado com as fake news

Urnas ficarão abertas das 8h às 17h; cidades em fusos diferentes devem se adaptar ao horário da capi

Redação Pedra Azul News

29/09/2022 - 00:00:00 | Atualizada em 01/10/2022 - 08:58:16

camera

Freepick

Tem muita gente que ainda não entendeu a unificação do horário das eleições feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já circula pelos aplicativos de mensagens informações de que o horário de votação este ano vai começar às 7h.

O que aconteceu foi que, em dezembro de 2021, o TSE decidiu, por unanimidade, unificar o horário de votação para que a apuração comece às 17h. A mudança foi incluída na Resolução TSE nº 23.669 que dispõe sobre atos gerais do processo eleitoral.

Todas as seções eleitorais estarão abertas por um período de nove horas. Pelo horário de Brasília, o período de votação é das 8h às 17h e isso vale, com a unificação, para todo o Brasil. Portanto, cidades em fusos horários diferentes terão período de votação diferenciado para se adequarem ao horário da capital federal.

A unificação aprovada pelo TSE possibilitará que a apuração já comece as 17h. A mudança atinge estados como Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e o distrito de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Nesses locais, haverá mudança de horário para que estejam alinhados com Brasília. Confira:

–Acre: das 6h às 15h
– 11 municípios do Amazonas: das 6h às 15h
– Outros 51 municípios do Amazonas: das 7h às 16h
– Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima: das 7h às 16h
– Fernando de Noronha (PE): das 9h às 18h

Segundo o TSE, nas eleições anteriores, a Justiça Eleitoral começava a divulgar a apuração somente após o término do horário de votação no Acre para evitar que a difusão dos dados pudesse influenciar pessoas que ainda estivessem votando.

Com o novo horário no Acre começando às 6h e terminando às 15h, a apuração já poderá iniciar às 17h.

No Espírito Santo, o horário de votação segue o de Brasília (das 8h às 17h). Lembrando que, eleitores que estiverem na fila para votar após esse horário poderão exercer o direito ao voto. Só não vale chegar após às 17h.