imagem da noticia
camera

Reprodução

seta amarela

Eleições

Genial/Quaest divulga resultado da pesquisa para 2º turno da corrida presidencial

Pesquisa usou novo modelo, o Likely Voter.

Redação Pedra Azul News

14/10/2022 - 00:00:00 | Atualizada em 15/10/2022 - 09:43:55

camera

Reprodução

Mais uma pesquisa para 2º turno teve seu resultado divulgado ontem (13). O instituto da vez foi o Genial/Quaest que também apresentou grande divergência em seus resultados divulgados no 1º turno.

NOTA DA REDAÇÃO:
Muitas pesquisas divulgadas no 1º turno tiveram resultados bem diferentes do que foi mostrado nas urnas eletrônicas. O Pedra Azul News, em consideração ao leitor, sempre publica a metodologia que o instituto usou para realizar a pesquisa. Isso é muito importante, pois a metodologia usada, a forma como as perguntas são feitas, o número de entrevistados são fatores que influenciam o resultado do levantamento. Por isso, nem sempre o resultado da pesquisa é compatível com o resultado da urna. Não é o Pedra Azul News que realiza as sondagens. A reportagem apenas publica as pesquisas que são previsões, informando inclusive se há divergência entre a urna e o levantamento. Sabemos que elas podem influenciar o eleitor e, por isso, divulgamos a metodologia usada pelo instituto para que o nosso leitor saiba como essa pesquisa foi feita.

Dito isso, confira os resultados da pesquisa Banco Genial/Quaest para 2º turno das eleições presidenciais:

Pesquisa estimulada:
-Lula (PT) - 49%
-Jair Bolsonaro (PL) - 41%
-Nulo/branco/nenhum - 6%
-Não sabe/não respondeu - 4%

Votos válidos da pesquisa estipulada:
-Lula (PT) - 54%
-Jair Bolsonaro (PL) - 46%

*METODOLOGIA:
A pesquisa que foi contratada pelo Banco Genial à Quaest entrevistou 2.000 eleitores por todo o Brasil, entre 10 a 12 de outubro, com mais de 16 anos. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa usou o modelo de likely voter, ou seja, feita a partir de dados do comparecimento real no 1º turno da eleição de 2022 e de pesquisas anteriores da Quaest.

Em relação ao perfil da amostra, 53% do público é do sexo feminino, 40% com ensino médio completo ou incompleto. Nas intenções de voto por região, 71% dos votos no Nordeste são de Lula. Já por escolaridade, dos entrevistados apenas com ensino fundamental, 65% dos votos são de Lula. Com ensino superior, 56% votam em Bolsonaro e 44% em Lula.

A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-07106/2022

*DIVERGÊNCIA ENTRE O RESULTADO DA PESQUISA E DAS URNAS:
Na pesquisa realizada para o 1º turno das eleições, o Quaest apresentou uma grande diferença entre o resultado das urnas e os dados dos levantamentos. Na pesquisa para 1º turno, Bolsonaro teria apenas 38% e Lula 49% dos votos válidos.

O resultado das urnas, no entanto, mostrou que Bolsonaro teve 43,3% dos votos válidos e Lula ficou com 48,43%. Apesar de Lula estar na frente, a pesquisa do Quaest para o 1º turno mostrou um valor bem diferente da margem de erro apresentada em relação à Bolsonaro.

Apesar das pesquisas terem mostrado divergências entre os resultados das urnas e os levantamentos, o Pedra Azul News divulga informações que possam ser de interesse dos leitores.