imagem da noticia
camera

TSE

seta amarela

Eleições

Eleições 2022: entenda o que faz o Presidente da República

O Presidente da República é Chefe do Governo e Chefe de Estado.

Redação Pedra Azul News

26/09/2022 - 00:00:00 | Atualizada em 26/09/2022 - 17:12:45

camera

TSE

As eleições estão chegando e essa é a última semana para que o eleitor defina o rumo dos próximos quatro anos do País e dos estados da federação.

Nesse ano, o Brasil vai escolher o Presidente da República, os governadores dos estados, os deputados federais e estaduais e um dos três senadores. Ou seja, grande parte dos quadros políticos de todo Brasil será formado no próximo domingo (2).

Mas você sabe o que realmente faz cada uma dessas figuras?

Atento à importância desse assunto, o Pedra Azul News te ajuda a entender cada uma dessas funções. Vamos lá?

O Presidente da República acumula duas funções: ele é Chefe do Poder Executivo da União e Chefe do Estado brasileiro. A União é a pessoa jurídica que representa a esfera federal da nação. Tudo o que é federal é ligado à União (Polícia Federal, Justiça Federal, etc).

A União, por sua vez, possui três Poderes, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, conforme o artigo 2º da Constituição da República. Cada um desses Poderes tem uma função própria (típica): o Legislativo faz leis, o Judiciário julga e o Executivo administra. Portanto, ao escolher o Chefe do Executivo no próximo domingo (2), vamos decidir quem vai administrar o país pelos próximos quatro anos.

É importante lembrar que não existe hierarquia entre os Poderes, ou seja, o Chefe do Executivo tem a mesma estatura que os chefes dos demais Poderes. Disso surge a pergunta: por que damos tanta importância ao Presidente da República? Não é ele a autoridade máxima do país?

A resposta a essas perguntas está na função desempenhada pelo Presidente da República como Chefe de Estado. Os governos são transitórios, mas o Estado é permanente. No nosso modelo presidencialista, o Chefe do Estado (instituição permanente) é o Presidente da República que exerce um mandato de quatro anos (transitório). Já numa monarquia, como na Inglaterra, o Chefe de Estado é o Rei, figura institucional permanente.

O Estado brasileiro, a República, é formada pela união indissolúvel de estados, municípios e Distrito Federal. Na condição de Chefe de Estado, o Presidente da República representa tudo isso, por exemplo, nas relações internacionais.

É justamente pelo fato de exercer a função de Chefe de Estado que a figura do Presidente da República se destaca em relação à demais, como autoridade máxima do País.

Não deixe de pesquisar o histórico de cada um dos candidatos e suas respectivas propostas. Vote sempre consciente!

Na próxima reportagem da série, vamos falar sobre o que faz um deputado federal.