imagem da noticia
camera

Unsplash

seta amarela

Saúde

Dia da gestante: um estímulo ao apoio nos cuidados com a gestação!

Não é só de exames e ultrassonografias que estamos falando

Redação Pedra Azul News

20/08/2022 - 00:00:00 | Atualizada em 22/08/2022 - 15:47:19

camera

Unsplash

O dia da gestante foi comemorado em 15 de Agosto! A gestação é uma fase maravilhosa e abençoada de nossa vidas, mas repleta de sintomas, ansiedade e preocupações. Para que se possa curtir todas as mudanças nessa nova fase da vida da mulher, há de se preparar bem para ela. Com muita informação e bons profissionais, pode-se fazer um bom preparo pré-concepcional e pré-natal.

E não é só de exames e ultrassonografias que estamos falando. Hidratação e alimentação balanceada (comida de verdade e não é comer por dois!), suplementação de vitaminas (não é só ferro e ácido fólico...), sono regular, redução do estresse, exercícios físicos e preparo psicológico são fundamentais.

Gravidez não é doença, mas requer muitos cuidados devido a uma nova vida sendo gerada e a todas as modificações que põem à prova o organismo materno. Mudam os hormônios, muda o corpo, muda a cabeça, muda a vida... e é preciso muito apoio e orientação para passar por tantas transformações com saúde.

Fazer um preparo pré-concepcional é o ideal. Exames, avaliação de doenças prévias e medicamentos, suplementação de vitaminas, adequação da dieta e dos exercícios físicos, tudo vai influenciar a formação do embrião e da placenta, minimizando riscos de doenças. No pré-natal é feito o acompanhamento das modificações do corpo da mulher e da formação do nascituro, através das consultas e exames, prevenindo e tratando as complicações. Além do preparo para o parto, amamentação e puerpério.

São muitas as novidades dessa nova fase da vida da mulher, com alterações importantes no seu organismo. Por isso, é de suma importância o apoio às gestantes, para que cuidem muito bem da sua saúde e do filho que está sendo gerado!