imagem da noticia
camera

Gesiel Rezende

seta amarela

Previsão do Tempo

Defesa Civil está em alerta máximo; ainda há risco de deslizamentos e alagamentos no ES

Chuva deve continuar a cair no estado nos próximos dias.

Redação Pedra Azul News

01/12/2022 - 00:00:00 | Atualizada em 01/12/2022 - 10:47:49

camera

Gesiel Rezende

A Defesa Civil emitiu um novo aviso meteorológico com status de alerta máximo para o Espírito Santo. A chuva que já cai há uma semana tem deixado desabrigados e desalojados no estado. Na manhã desta quinta-feira (1º), uma casa desabou em Viana onde estavam dois idosos, uma das vítimas morreu.

O Incaper emitiu um aviso especial que deve durar até domingo (4) com "nível de ATENÇÃO em virtude dos acumulados de chuva observados nos últimos dias no Espírito Santo e devido a manutenção das condições meteorológicas favoráveis para ocorrência de acumulados significativos de chuva pelo Estado".

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para o ES, com grau de severidade de perigo: "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas".

A Defesa Civil entrou em alerta máximo devido ao número elevado de ocorrências importantes. Viana é a cidade onde mais choveu e outros municípios também estão em risco alto para alagamentos e deslizamentos. Segundo o alerta da Defesa Civil, Domingos Martins tem risco moderado de movimento de massa. Em todo estado, mais de 700 pessoas já deixaram suas casas.

Em Pedra Azul, a previsão é de chuva e tempestades em todo fim de semana. Confira:

Sexta-feira (2):
Queda de chuva de 12 mm. Chuva durante todo o dia e à noite. Mínima de 16ºC e máxima de 20ºC.

Sábado (3):
Chuva durante todo o dia. Mínima de 16ºC e máxima de 20ºC.

Domingo (4):
Tempestades durante o dia e pancadas de chuva à noite. Mínima de 15ºC e máxima de 21ºC

A Defesa Civil pede que a população fique atenta em caso de rachaduras ou trincas nas residências, muros ou no quintal, bem como ao menor sinal de deslizamento. Nesses casos é preciso procurar um abrigo seguro e ligar para 199 (Defesa Civil).

Em caso de emergência, ligue 193!