imagem da noticia
camera

Reprodução

seta amarela

Espírito Santo

Balão que sobrevoou ES pode ser um balão meteorológico

Balão meteorológico pode chegar a altura de 37km.

Redação Pedra Azul News

09/05/2023 - 00:00:00 | Atualizada em 09/05/2023 - 13:30:44

camera

Reprodução

Um objeto não identificado, muito similar a um balão, chamou a atenção de moradores e turistas de Pedra Azul. O balão foi visto no domingo (7) por volta das 15h.

O Pedra Azul News recebeu muitas mensagens em relação ao ocorrido. Houve quem suspeitasse até de ser um balão chinês, semelhante ao que sobrevoou os Estados Unidos recentemente.

O Pedra Azul News também recebeu mensagens do Rio de Janeiro que levantavam a possibilidade de ser um balão junino, pois alguns desses balões haviam sido soltos na interior do RJ.

Segundo informações, o balão foi visto em Anchieta, Guarapari, Vitória e muitos locais de Domingos Martins.

A suspeita é de que seja um balão meteorológico, um balão de grande altitude que consegue captar informações sobre pressão atmosférica, umidade, temperatura, direção dos ventos por meio de uma radiossonda, que faz as medições.

O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS: Radiossondas e balões meteorológicos

Segundo a Universidade Federal de São João del-Rei, em Minas Gerais, um balão meteorológico não oferece risco para as pessoas. Durante o voo, a radiossonda (conjunto de equipamentos e sensores) envia informações via ondas de rádio para algum equipamento terrestre e, assim, os dados são analisados. São muito utilizados por institutos de clima e organizações ambientais.

O balão pode atingir alturas entre 18 e 37 Km. Após algum tempo de voo, o equipamento volta para a terra, sendo localizado por GPS. Caso uma pessoa comum encontre um balão meteorológico, também achará nele, provavelmente, instruções sobre como devolver ou descartar, seguindo as diretrizes do país para eliminação de resíduos elétricos. (http://www.ufsj.edu.br ).

O Pedra Azul News solicitou informações às autoridades, mas até agora estamos sem uma resposta concreta.