imagem da noticia
camera

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

seta amarela

Espírito Santo

ALERTA INMET VERMELHO: GRANDE VOLUME DE CHUVA ENTRE SEXTA (22) E DOMINGO (24) PARA O SUL DO ESTADO

Os municípios da Região Serrana estão na zona de perigo, podendo ultrapassar 100 mm/dia de chuva.

Redação Pedra Azul News

20/03/2024 - 00:00:00 | Atualizada em 20/03/2024 - 16:09:36

camera

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a previsão de grandes volumes de chuva entre a sexta-feira (22) e o domingo (24), com possibilidade de ultrapassar os 200 milímetros (mm)/dia, com ventos superiores a 100km/hora. 

Essa condição meteorológica afetará áreas específicas do Vale do Paraíba e litoral norte de São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e Zona da Mata de Minas Gerais. O alerta, categorizado como vermelho (grande perigo), ressalta a importância da atenção da população nessas regiões. 

É crucial observar que os maiores volumes de chuva não ocorrerão de forma uniforme, mas sim em pontos específicos das áreas mencionadas. Recomenda-se acompanhar regularmente a previsão do tempo e os avisos meteorológicos especiais para os próximos dias.

É fundamental que moradores e autoridades estejam preparados para lidar com os efeitos potenciais dessas condições climáticas adversas nas regiões supracitadas, em especial os municípios do sul do Espírito Santo. 

Confira quais municípios poderão ser atingidos pelas fortes chuvas: Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante. 

Algumas medidas para prevenir incidentes

Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário. Portanto, a população é aconselhada a tomar algumas medidas para se prevenir de possíveis consequências, conforme informações abaixo:

-Em caso de Rajadas de Vento: Evite abrigar-se debaixo de árvores, pois há um leve risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.

-Quanto ao uso de Aparelhos Eletrônicos: Evite o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada para prevenir possíveis danos. Se possível, desligue-os e, também, o quadro geral de energia.


Para informações adicionais e assistência, recomenda-se entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193). Mantenha-se informado e tome as precauções necessárias para garantir a segurança durante esse período desafiador.

ALERTA INMET VERMELHO: GRANDE VOLUME DE CHUVA ENTRE SEXTA (22) E DOMINGO (24) PARA O SUL DO ESTADO
Alerta Vermelho para 22/03 a 24/03/2024. | Fonte: Inmet
ALERTA INMET VERMELHO: GRANDE VOLUME DE CHUVA ENTRE SEXTA (22) E DOMINGO (24) PARA O SUL DO ESTADO
.