imagem da noticia
camera

Foto: Daniela Branches/Rede Amazônica

seta amarela

Política

225 mil urnas do novo modelo serão usadas nas Eleições 2022

Novas urnas prometem mais segurança e acessibilidade aos eleitores.

Redação Pedra Azul News

16/09/2022 - 00:00:00 | Atualizada em 16/09/2022 - 14:22:35

camera

Foto: Daniela Branches/Rede Amazônica

As urnas eletrônicas estão presentes nas eleições desde 1996. Consideradas, por alguns, como instrumento de agilidade e segurança e questionadas por outros, as urnas para as eleições deste ano chegarão em novo modelo.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou um novo modelo do aparelho, prometendo entregar mais segurança, agilidade e acessibilidade aos eleitores.

Serão 225 mil urnas do novo modelo, o UE2020. produzidas em Manaus pela empresa Positivo Tecnologia. Cada fase do processo de fabricação é acompanhada pela equipe da Coordenadoria de Tecnologia Eleitoral (Cotel), do Tribunal Superior Eleitoral. O TSE apresentou o novo modelo prometendo mais segurança, agilidade e acessibilidade aos eleitores.

Uma mudança importante está no processador que promete ser 18 vezes mais rápido que o último modelo, desenvolvido em 2015. Outra novidade é a durabilidade da bateria da urna eletrônica, a expectativa é que ela dure por toda a vida útil do equipamento.

O novo modelo de urna eletrônica facilitará a acessibilidade. Para deficientes visuais, o sistema de voz do aparelho foi aprimorado e serão falados os nomes de suplentes e vices. Os deficientes auditivos contarão com a apresentação de um intérprete de libras, na tela da urna, mostrando os cargos que estão em votação.

E, agosto, o TSE divulgou relatórios de três universidades: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atestando a segurança do novo modelo.

Os estudos realizados analisaram os códigos-fonte das novas urnas e todas passaram nos testes de segurança e auditabilidade, segundo os relatórios.

*Informações de www.al.es.gov.br