imagem da noticia
camera

Diego de Bastiani

seta amarela

Domingos Martins

Vereador de DM envia Anteprojeto de Lei à prefeitura para aumentar segurança nas escolas

Preocupação com a segurança das escolas aumenta no ES.

Redação Pedra Azul News

12/04/2023 - 00:00:00 | Atualizada em 12/04/2023 - 15:14:12

camera

Diego de Bastiani

O vereador de Domingos Martins, Edson Luiz Paganini, encaminhou para a prefeitura no último dia 11, um Anteprojeto de Lei com objetivo de ampliar a seguranças nas unidades de ensino do município.

A proposta trata da obrigatoriedade de instalação de equipamentos detectores de metais, interfones, câmeras de segurança e vedação de pessoas não autorizadas dentro das unidades escolares da rede municipal de ensino.

Segundo o texto encaminhado à Prefeitura de Domingos Martins, os equipamentos de segurança visam garantir a integridade física de alunos, do corpo docente, funcionários, pais/responsáveis e demais membros da comunidade escolar. Além disso, evitar a entrada de armas de fogo e brancas, como facas, navalhas, punhais, entre outras.

Em sua justificativa, o vereador citou casos de violência envolvendo o ambiente escolar: “Oportuno ressaltar os inúmeros e cada vez mais frequentes casos envolvendo a entrada de armas de fogo e de armas brancas em estabelecimentos de ensino da rede pública no nosso Estado. Um caso que repercutiu, recentemente, nas mídias, foi o de um adolescente que matou quatro pessoas e feriu outras 12 em um ataque a duas escolas em Aracruz. Ainda, outro caso, uma adolescente de 13 anos de Cariacica que planejava comprar arma para efetuar atentado em sua escola. Outro caso, em Conceição do Castelo, em que um adolescente de 13 anos levou um revólver calibre 32 para a escola, a fim de trocar a arma por um celular. Outro, em Vila Velha, em que um adolescente de 17 anos armado com faca invadiu a escola da qual era ex-aluno, com intenção de atirar numa professora, e fez uma aluna de 09 anos refém. Outro, também em Vila Velha, em que uma aluna de 13 anos levou uma faca para a escola para sua proteção e a escondeu na lixeira, tendo sido encontrada por uma professora. Outro que o ex-marido ameaçou uma mulher de 20 anos que estava com o filho de 3 anos numa escola de Vila Velha para receber um auxílio da Prefeitura”.

O Anteprojeto de Lei prioriza as escolas localizadas em áreas com maior registro de violência. A proposta aguarda análise do prefeito.