imagem da noticia
camera

freepik

seta amarela

Domingos Martins

Secretaria Municipal de Saúde realiza cadastro para doação de medula óssea

Ações começam às 9h na próxima segunda-feira.

Redação Pedra Azul News

16/06/2023 - 00:00:00 | Atualizada em 16/06/2023 - 10:17:25

camera

freepik

A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar na próxima segunda-feira (19/06) ações de saúde e bem-estar, incluindo o Cadastro de Medula Óssea.

Todas as ações serão realizadas na área de eventos em frente a Praça Dr. Arthur Gerhardt, das 9 horas às 14 horas, em Campinho.

Para ser um doador de medula óssea é preciso atender a pré-requisitos, como:
-Ter idade entre 18 e 34 anos, 11 meses e 29 dias; -Ter boa saúde e não apresentar doenças infecciosas, oncológicas, ou autoimunes; -Apresentar documento oficial de identidade com foto e fornecer dados pessoais para o preenchimento no cadastro no REDOME.

O candidato a doador assina um termo de consentimento livre e esclarecido e recebe uma cópia, que contém seu nome e o número do registro no REDOME.

Uma amostra de 5ml de sangue é coletada para realização de teste de compatibilidade genética, o HLA (Antígenos Leucocitários Humanos), determinando as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre doador e paciente.

Outros serviços de saúde e bem-estar serão oferecido: vacinação, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, testes rápidos de IST’s, avaliação nutricional, psicológica e odontológica.

Na área da beleza, maquiagem, corte de cabelo e sobrancelha estão entre as ações.

Haverá café da manhã partilhado.

A iniciativa é uma parceria com o Hemoes e as empresas do município E&L Produções de Software, GeoRastreamento e Grupo Coroa.