A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) aprovou o Projeto de Lei (PL) 9/2023 que cria a Rota Azul, uma nova rota turística que abarca os municípios de Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante e Castelo.
A nova rota conta com 30,5 quilômetros de extensão. Seu início está localizado no Km 72 da ES-164, em Domingos Martins, finalizando no Parque Estadual de Forno Grande, Castelo.
Segundo a proposta, a criação da Rota Azul é um meio importante de “desenvolvimento e fortalecimento turístico dos municípios (…) com objetivo de aumentar o fluxo turístico, proporcionando geração de renda, desenvolvimento econômico e qualidade de vida à comunidade local”.
O autor da proposta, deputado Fabrício Gandini (Cidadania), comemorou nas redes sociais a aprovação do Projeto de Lei. “Estou muito feliz por ter dado a minha contribuição. As maravilhas da nossa terra precisam ser conhecidas pelo mundo todo, preservadas e devem ajudar a gerar emprego e renda para nossa gente”.
O movimento é reflexo de um trabalho que reúne empreendedores da região, iniciado por Roberta Aguilar, sócia do Grupo Khas, com o desejo de tornar Pedra Azul, Alto Caxixe, Braço do Sul e Forno Grande importantes destinos turísticos.
A proposta aguarda agora a decisão do governador Renato Casagrande (PSB).