imagem da noticia
camera

Gesiel Rezende

PUBLICIDADE

seta amarela

Região Serrana

O desenvolvimento das Montanhas Capixabas conta com o aeroporto

Um investimento estratégico que vai além do turismo: por saúde, segurança e economia.

Redação Pedra Azul News

25/09/2025 - 00:00:00 | Atualizada em 25/09/2025 - 15:22:13

camera

Gesiel Rezende

O Espírito Santo se destaca pela diversidade cultural e pelas belezas naturais. Entre seus maiores patrimônios estão as Montanhas Capixabas, reconhecidas como berço do agroturismo brasileiro e referência em gastronomia e cultura. Apesar de seu enorme potencial, a dificuldade de acesso ainda limita o crescimento da região. O Aeroporto Regional das Montanhas Capixabas, em Alto Caxixe, Venda Nova do Imigrante, surge como investimento estratégico que vai além do turismo, tornando-se essencial para o desenvolvimento social e econômico do Estado.

Mais do que aproximar turistas, o aeroporto terá papel vital na proteção da vida. Em situações de emergência na saúde, a possibilidade de transportar pacientes em estado grave, insumos hospitalares e órgãos para transplantes com rapidez pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Da mesma forma, a infraestrutura será decisiva para a atuação da Defesa Civil em cenários de desastres naturais, como enchentes ou deslizamentos, comuns em áreas de relevo. A chegada de equipes de resgate, alimentos, equipamentos e medicamentos será muito mais rápida e organizada, reduzindo impactos e oferecendo respostas imediatas às comunidades afetadas.

Outro aspecto fundamental é o fortalecimento da economia agrícola. A região das montanhas é conhecida pela excelência na produção de cafés especiais, queijos, vinhos, hortifrutigranjeiros e outras iguarias artesanais. Hoje, essa produção é totalmente escoada de forma rodoviária para chegar a mercados mais amplos. E alguns desses produtos seguem para aeroportos para embarcar para outros mercados. Com o aeroporto, produtores locais terão condições de escoar sua produção de forma mais rápida e eficiente, alcançando novos destinos nacionais e internacionais. Além de receber insumos importantes de forma mais ágil. Essa modernização logística pode ter também um papel relevante para a valorização dos produtores rurais, ampliando a competitividade e atraindo novos investimentos.

O turismo, é claro, também será diretamente impulsionado, com maior fluxo de visitantes e fortalecimento da rede de hotéis, pousadas, restaurantes e serviços, mas o aeroporto vai muito além do lazer. Ele será um instrumento de cidadania, saúde, segurança, economia e integração. Sua implantação não é um luxo, é uma necessidade urgente para consolidar um ciclo de prosperidade que já está em curso no Espírito Santo, marcado por recordes de investimentos, fortalecimento logístico e projeção nacional.

Apoiar o Aeroporto das Montanhas Capixabas é apostar em vidas salvas, na valorização da economia local e em um futuro sustentável. É acreditar que o Espírito Santo pode e deve voar ainda mais alto, transformando suas vocações em oportunidades e seu potencial em realidade.

Henrique Sloper – Diretor da Associação Turística de Pedra Azul (ATPA) e empresário

O desenvolvimento das Montanhas Capixabas conta com o aeroporto
.

PUBLICIDADE