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Região Serrana

Mitos e verdades sobre o Aeroporto Regional das Montanhas Capixabas

Projeto estratégico que vai transformar o desenvolvimento de Alto Caxixe e das Montanhas Capixabas.

Redação Pedra Azul News

29/05/2025 - 00:00:00 | Atualizada em 29/05/2025 - 20:57:36

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O Aeroporto Regional das Montanhas Capixabas está no centro de uma transformação que promete impulsionar o desenvolvimento de toda a região serrana do Espírito Santo. Porém, ao mesmo tempo em que atrai investimentos, também tem enfrentado uma onda de desinformação promovida por oportunistas que tentam sabotar um dos maiores projetos de infraestrutura do estado. É hora de esclarecer os fatos.

VERDADE: O aeroporto será um polo de desenvolvimento
Com investimento estimado em R$ 150 milhões, o Aeroporto das Montanhas Capixabas promete transformar o distrito de Alto Caxixe e seu entorno. A obra deve atrair novos negócios, gerar empregos e valorizar imóveis e terras da região.

Além de impulsionar o setor econômico, o aeroporto trará melhorias significativas na infraestrutura local. Estão previstas a regularização de lotes, a recuperação de estradas que ligam o distrito à BR-262 e às rodovias estaduais, e o incentivo à chegada de comércios e empresas.

O projeto também deve estimular o desenvolvimento de obras públicas, como creches, escolas e outras instituições municipais, promovendo avanços concretos na qualidade de vida da população de Alto Caxixe e adjacências.

MITO: O aeroporto vai tirar a paz com muito barulho
Não é verdade que o aeroporto trará perturbação com ruídos intensos. A operação prevista é de apenas duas a oito aeronaves por dia, sempre durante o dia, mesmo tendo estrutura para voos noturnos. Pousos e decolagens duram, em média, de 1 a 2 minutos, além do tempo de taxiamento. Portanto, o impacto sonoro será mínimo e totalmente controlado.

VERDADE: As rodovias do entorno também serão beneficiadas
O aeroporto está estrategicamente localizado próximo a três rodovias estaduais: ES-477, ES-164 e ES-166 (Rodovia Pedro Cola) e à rodovia federal: BR-262, o principal eixo federal da região. Embora a BR-262 seja responsabilidade do Governo Federal, o Governo do Estado tem atuado para acelerar sua duplicação, onde já realizou estudos preliminares. As obras do aeroporto estão integradas a um pacote maior que inclui a melhoria das vias de acesso ao distrito de Caxixe.

MITO: Era melhor duplicar a BR-262 com esse dinheiro
Essa comparação é injusta e incorreta. Estudos preliminares concluíram que o custo médio para duplicar um quilômetro da BR-262 é de R$ 40 milhões (toda a BR-262 custará inicialmente R$ 7,84 Bilões), enquanto todo o projeto do aeroporto gira em torno de R$ 150 milhões. Ou seja, o investimento total do aeroporto cobriria apenas quatro quilômetros da rodovia. Mais do que isso: os dois projetos são complementares, não excludentes.

VERDADE: A população local e lideranças políticas apoiam
A maioria dos prefeitos da região serrana, incluindo o de Venda Nova do Imigrante, além do presidente da Câmara Municipal e vereadores, apoiam fortemente o projeto. Eles reconhecem que o aeroporto será uma grande âncora para o desenvolvimento regional, com impactos positivos nas áreas de saúde, educação, saneamento, turismo, mobilidade e geração de emprego e renda.

Uma oportunidade única
A construção do Aeroporto Regional das Montanhas Capixabas é uma oportunidade histórica. Um investimento dessa magnitude, com potencial para transformar toda uma região, dificilmente será oferecido novamente. É hora de unir esforços, combater a desinformação e garantir que esse projeto saia do papel para beneficiar a atual e as futuras gerações.

Mitos e verdades sobre o Aeroporto Regional das Montanhas Capixabas
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