Pelo menos 128 pessoas morreram, entre elas quatro policiais, durante uma megaoperação realizada nesta terça-feira (28) contra o Comando Vermelho (CV) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Segundo o governo estadual, esta é a operação mais letal da história do estado.
Entre os alvos da ação, as forças de segurança prenderam Thiago do Nascimento Mendes, conhecido como Belão, apontado como braço direito de Edgard Alves, o “Doca”, líder da facção Comando Vermelho.
O número de mortos inclui 58 corpos retirados durante a madrugada desta quarta-feira (29) de uma área de mata conhecida como Vacaria, na Serra da Misericórdia, e levados até a Praça São Lucas, na Estrada José Rucas, no Complexo da Penha.
A operação, que integra a Operação Contenção, mobilizou cerca de 2,5 mil agentes de segurança, com o objetivo de capturar aproximadamente 100 criminosos ligados à facção. Até a última atualização, 81 pessoas haviam sido presas.
Os confrontos começaram ainda na madrugada de terça-feira, quando traficantes reagiram com tiros e incendiaram barricadas para impedir o avanço das forças de segurança. Ao longo do dia, o tráfico organizou represálias em diferentes regiões do Rio. Criminosos também lançaram explosivos contra policiais a partir de drones.
O Comando Vermelho é a maior facção criminosa do Rio de Janeiro e uma das mais influentes do país. Surgido na década de 1970 dentro do presídio Cândido Mendes, na Ilha Grande, o grupo atua no tráfico de drogas e ampliou seu domínio sobre diversas comunidades. Atualmente, o CV estaria presente em 26 estados brasileiros, exercendo controle territorial e social nas regiões em que atua.
Entre os agentes de segurança mortos estão os policiais civis Marcus Vinícius Cardoso de Carvalho, de 51 anos, conhecido como Máskara, chefe de investigação da 53ª DP (Mesquita), e Rodrigo Velloso Cabral, de 34 anos, da 39ª DP (Pavuna); além dos policiais militares Cleiton Serafim Gonçalves e Heber Carvalho da Fonseca, ambos do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
_________________________
Precisamos de você! Apoie o Pedra Azul News.
Jornal independente e precisa de contribuições para continuar informando. Doe qualquer valor pelo Pix: doe@pedraazulnews.com.br





Clique aqui






