Ontem (16), um grupo de 25 venezuelanos desembarcou na Capital vindo de Teixeira de Freitas, na Bahia. Dos 25 venezuelanos, indígenas da etnia Warau, 13 são crianças e um recém-nascido de apenas 8 dias.
Em busca de melhores condições de vida, o grupo chegou ao Brasil há um ano e já passaram por outros estados. Eles vieram para o Espírito Santo em um ônibus da Prefeitura de Teixeira de Freitas e sem ter para onde ir, armaram um acampamento em uma área próxima à Rodoviária. Rubem Mata, líder do grupo, disse que mais 20 pessoas chegarão em Vitória até sexta-feira (20).
A Defensoria Pública do Espírito Santo pediu à Prefeitura de Vitória que providenciasse abrigo, alimentação e atendimento médico ao grupo. O órgão solicitou que o município também apresentasse um plano de cadastramento dessas pessoas, vacinação, assistência social, vestuário e que a Guarda Municipal garantisse a segurança.
O Governo do Estado disse que a Secretaria de Direitos Humanos está acompanhando e buscando ferramentas para impedir violações de direitos e preservar a dignidade do grupo.
No final da tarde de ontem, um ônibus da Guarda Municipal levou os 25 indígenas para um abrigo.
*Com informações do G1