imagem da noticia
camera

Imagens aéreas: 4ºBBM

PUBLICIDADE

seta amarela

Polícia

Estiagem e altas temperaturas elevam riscos de incêndios e queimadas na Região Serrana e Caparaó

25 focos de incêndio foram registrados em 3 dias.

Redação Pedra Azul News

03/09/2024 - 00:00:00 | Atualizada em 03/09/2024 - 10:21:27

camera

Imagens aéreas: 4ºBBM

A Região Serrana, composta por 10 municípios, e a região do Caparaó, com 11 municípios, enfrentam um período crítico de seca, altas temperaturas e pouca chuva, o que aumenta significativamente o risco de incêndios na vegetação. Somente no último fim de semana, entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, foram registrados mais de 25 focos de incêndio nessas áreas. Vídeos mostrando as chamas se espalhando foram amplamente compartilhados nas redes sociais, com registros de ocorrências na Rota do Lagarto, em Pedra Azul, na rampa do Filetti, em Venda Nova do Imigrante, e nas proximidades do Parque do China, em Domingos Martins.

De acordo com o 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar (4BMM), esse aumento nos focos de incêndio é comum nesta época do ano devido às condições climáticas desfavoráveis e à vegetação seca. As causas dos incêndios, na maioria das vezes, estão relacionadas a ações de proprietários de terras que queimam pequenas áreas de capim como parte da limpeza de terrenos. Com o vento, as fagulhas se espalham, provocando novos focos de incêndio, muitas vezes sem testemunhas para identificar os responsáveis. Em casos raros, os incêndios são causados intencionalmente; nesses episódios, a Polícia Militar atua e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) aplica as sanções e multas necessárias.

A orientação para o período é evitar acender qualquer tipo de fogo, incluindo a queima de lixo ou entulho resultante da limpeza de terrenos, devido ao alto risco de propagação das chamas.

Em caso de incêndio, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Estiagem e altas temperaturas elevam riscos de incêndios e queimadas na Região Serrana e Caparaó
.

PUBLICIDADE