A Prefeitura de Domingos Martins dará início nesta terça-feira (30) ao projeto CRAS Itinerante. A iniciativa tem por objetivo prestar serviços de assistência social e de saúde para todas as comunidades de Domingos Martins. O projeto é coordenado pela Secretaria de Assistência Social e pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O CRAS Itinerante é um projeto que faz parte do planejamento de 2022 do Centro de Referência e Assistência Social. Segundo a coordenadora do CRAS, Fabíola Gegenheimer, dois projetos pilotos serão realizados e, a partir deles, será estudado o formato para o ano de 2023 e quais comunidades serão contempladas. A primeira comunidade a receber o CRAS Itinerante é Biriricas e, segundo a coordenadora, em novembro será a vez do Distrito de Aracê.
O CRAS Itinerante chega em Biriricas com os seguintes serviços: emissão de Carteira de Identidade, Cadastro Único e Auxílio Brasil (Atendimentos e orientações), e atendimentos gerais do CRAS. Além disso, haverá atendimento médico, serviços de nutrição, vacinação, teste de glicose, aferição de pressão e muito mais. Para as crianças, pipoca e algodão doce. O evento será das 8h às 16h, na EMEF Biriricas de Cima.
Confira a programação e os documentos necessários para os atendimentos dos CRAS Itinerante:
CRAS Itinerante em Biriricas
Data: 30 de agosto (Terça-Feira)
Horário: 8h às 16h
Local: EMEF Biriricas de Cima
Programação:
8h às 12h: Atendimento médico e palestras de saúde
8h10: Apresentação teatral “A diferença não faz a menor diferença”
8h30 às 10h30: Oficina de Artesanato em Vidro
13h às 15h: Oficina de Artesanato em Vidro
13h30: Palestra CREAS – Orientações sobre o Trabalho Infantil
13h30: Palestra CIEE – Orientações sobre o mundo do Trabalho
Durante todo o dia:
- CRAS – Atendimentos e orientações
- Emissão de Carteira de Identidade
- Cadastro Único e Auxílio Brasil – Atendimentos e Orientações
- Nutrição – Orientações e antropometria
- Aferição de pressão arterial e glicose
- Vacinação
- Testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)
- Pipoca e algodão-doce
Documentos originais necessários para inclusão e atualização do Cadastro Único e Auxílio Brasil:
- CPF ou do Título de Eleitor – para o responsável pela unidade familiar (RF)
- Para as outras pessoas da família, é obrigatória a apresentação de, pelo menos, um destes documentos: certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, carteira de identidade (RG), carteira de trabalho ou Título de Eleitor
- Comprovante de endereço, preferência a conta de luz
- Comprovante de matrícula escolar das crianças e jovens até 21 anos
Obs.: Preferência que todos os membros da família tenham o CPF
Documentos originais necessários para emissão de Carteira de Identidade:
- Os documentos devem estar em bom estado
- Certidão conforme estado civil (nascimento, casamento
ou averbação) Pode ser autenticada, desde que não seja
reduzida
- Comprovante de residência atual (água ou luz);
- Foto 3x4 recente
*RG antigo em caso de 2ª via e comprovante de renda
DOCUMENTOS OPCIONAIS PARA CONSTAR NA CÉDULA
DE IDENTIDADE (apresentar o original ou cópia simples):
- CPF
- Título de eleitor
- Carteira de Trabalho e Previdência Social
- Certificado militar
- Carteira nacional de saúde
- Tipagem sanguínea
- NIS/PIS/PASEP
*Para segunda via é obrigatório apresentar comprovante de
renda ou o DUA pago, emitido no site da SEFAZ.
*Para comprovar a renda será aceito carteira de trabalho ou
contracheque. A isenção de taxa é para os requerentes que se
enquadram nas Leis: 5181/98, 12.687/12, 9795/12, 10569/16
(Renda inferior a 3 salários mínimo, roubo/furto, desempregado,
renovação de provisória (com menos de 60 dias vencidos).