imagem da noticia
camera

Reprodução: Divulgação

seta amarela

Domingos Martins

Domingos Martins, com alta incidência da dengue, recebe as primeiras doses da vacina contra a doença

Vacinação se inicia nesta segunda (26) e a prioridade é para crianças de 10 a 11 anos.

Redação Pedra Azul News

25/02/2024 - 00:00:00 | Atualizada em 05/03/2024 - 11:30:17

camera

Reprodução: Divulgação

Na manhã da última sexta-feira (23), Domingos Martins recebeu o primeiro carregamento de vacinas contra a dengue, totalizando 855 doses do imunizante. O processo de imunização tem como alvo inicial as crianças com idade entre 10 e 11 anos, em alinhamento com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Conforme mais doses forem disponibilizadas pelo fabricante, a cobertura etária será progressivamente ampliada.

A determinação do grupo prioritário, abrangendo faixas etárias entre 10 e 14 anos, foi fruto de um acordo entre os conselhos representativos das secretarias de saúde em nível estadual e municipal. Essa decisão seguiu as orientações técnicas fornecidas pela Câmara de Assessoramento em Imunização e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com base nos dados demográficos fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Secretaria Municipal de Saúde irá distribuir 412 doses para crianças de 10 anos e 443 doses para aquelas com 11 anos de idade. Importante ressaltar que a vacinação não será realizada em indivíduos que completaram 12 anos até o dia da aplicação.

A partir da próxima segunda-feira (26), o Centro Municipal de Saúde Dr. Humberto Saleme Do Valle estará disponibilizando as vacinas, a partir das 8h, com atendimento por ordem de chegada mediante a entrega de senhas.

A estratégia de imunização também alcançará as instituições de ensino, mediante consentimento prévio dos responsáveis legais, e as áreas rurais serão contempladas com a distribuição das doses no início da semana seguinte.

O esquema vacinal prevê a aplicação de uma segunda dose, administrada após um intervalo de três meses da primeira. Destaca-se que a vacinação será suspensa em casos de febre e é contraindicada para indivíduos que tenham contraído dengue nos últimos seis meses.

O propósito primordial dessa campanha é reduzir as hospitalizações e os óbitos relacionados à dengue nesse segmento etário. A vacinação emerge como uma medida preventiva na preservação da vida.

Fonte: Prefeitura de Domingos Martins - ES.

Domingos Martins, com alta incidência da dengue, recebe as primeiras doses da vacina contra a doença
.