imagem da noticia
camera

Reprodução

seta amarela

Saúde

Dengue leva três Estados e o DF a decretarem emergência sanitária

País planeja lançar um calendário de vacinação e Espírito Santo está entre os estados contemplados.

Redação Pedra Azul News

06/02/2024 - 00:00:00 | Atualizada em 06/02/2024 - 14:32:12

camera

Reprodução

O Brasil enfrenta uma situação crítica com mais de 345 mil casos suspeitos de dengue registrados até a tarde de segunda-feira, 5 de fevereiro. Com 36 mortes confirmadas e 234 óbitos em investigação, a escalada da doença levou o Distrito Federal e três Estados a declararem emergência sanitária: Acre, Minas Gerais e Goiás.

O Ministério da Saúde planeja lançar um calendário de vacinação contra a dengue nesta semana, segundo a ministra Nisia Trindade, com critérios de distribuição acordados com as Secretarias de Saúde estaduais e municipais, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI).

As vacinas serão destinadas prioritariamente a municípios de grande porte com histórico de alta transmissão nos últimos dez anos e população superior a 100 mil habitantes. O público-alvo inicial serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária mais afetada pela doença, enquanto os idosos ainda aguardam aprovação da Anvisa para a vacinação.

Apesar do esforço de vacinação, a ministra Nisia Trindade ressaltou que a vacina não será uma solução imediata devido ao intervalo de três meses entre as doses.

No Espírito Santo, que está entre os Estados contemplados no plano de distribuição da vacina, segundo quarto boletim epidemiológico da dengue emitido pela Secretaria de Saúde no dia 02 de fevereiro de 2024, foram notificados 8.534 casos com incidência de 209,99 casos por 100 mil habitantes entre os dias 21/01/2024 e 27/01/2024, sem confirmação de óbitos neste período.

O Ministério da Saúde estabelece três categorias para avaliar a gravidade da incidência acumulada de casos de dengue nas últimas quatro semanas: baixa, média e alta.

Entre os municípios de alta incidência estão Laranja da Terra e Afonso Cláudio. Já Domingos Martins, Vitória, Marechal Floriano, Castelo, Venda Nova do Imigrante e Brejetuba estão entre os municípios de média incidência. Conceição do Castelo e Vargem Alta estão entre as cidades com baixa incidência.

Porém, deve-se atenção a um aumento de 58,85 para 123,58 no número de incidência em Domingos Martins, de 9,26 para 41,68 em Vargem Alta e de 8,05 para 72,42 em Brejetuba.

Dengue leva três Estados e o DF a decretarem emergência sanitária
.