imagem da noticia
camera

Reprodução

seta amarela

Mundo

Curiosidades - Missão espacial conjunta entre EUA e URSS completou 47 anos

Se as potências estavam em guerra na Terra, no espaço os astronautas estavam literalmente dando as m

Redação Pedra Azul News

18/07/2022 - 00:00:00 | Atualizada em 26/07/2022 - 15:41:12

camera

Reprodução

Na última sexta-feira (15), completaram-se 47 anos da Apollo-Souyuz, uma missão espacial realizada em conjunto entre os Estados Unidos (EUA) e a União Soviética (URSS). A grande curiosidade desse evento é que ele ocorreu em plena Guerra Fria.

Se as potências estavam em guerra na Terra, no espaço os astronautas de ambas as partes estavam literalmente dando as mãos, fato que ficou mundialmente conhecido: o famoso aperto de mãos. Na missão ocorreram alguns experimentos em conjunto, dentre os quais uma acoplagem entre as aeronaves. Esse foi o primeiro voo espacial feito por dois países em conjunto.

A Apollo-Souyuz foi bastante criticada na época, tendo sido alvo de um editorial do New York Times, que foi explicitamente contra a iniciativa. Não há informações disponíveis sobre a reação da sociedade russa naquela época, especialmente por conta do rígido controle de informações pela URSS. Apesar disso, os participantes da missão se tornaram amigos, com destaque para Tom Stafford e Alexei Leonov, protagonistas do aperto de mãos. Eles mantiveram amizade por toda a vida, até o falecimento do cosmonauta russo.

A data de aniversário da missão Apollo-Souyuz foi noticiada pela Embaixada russa no Brasil, num momento em que as tensões entre EUA e Rússia voltam a se acirrar por conta do confronto com a Ucrânia. O Brasil optou pela neutralidade em relação ao conflito por decisão do presidente Bolsonaro, embora, na ONU, o representante brasileiro tenha condenado a conduta da Rússia.