imagem da noticia
camera

Reprodução

seta amarela

Domingos Martins

Conheça o serviço de apoio ao aleitamento materno de Domingos Martins

mamãe e bebê são acompanhados de perto.

Redação Pedra Azul News

12/08/2022 - 00:00:00 | Atualizada em 13/08/2022 - 09:07:59

camera

Reprodução

O Serviço de Apoio ao Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde de Domingos Martins funciona o ano todo e tem o objetivo de incentivar o aleitamento materno e fortalecer o vínculo entre mãe e filho. No mês de agosto, conhecido como agosto dourado, que incentiva a amamentação, Domingos Martins intensifica as atividades voltadas para a primeira infância.

Segundo a referência técnica do Programa Saúde da Criança, Camila Bourguignon, o trabalho de assistência e apoio começa logo nos primeiros dias de vida da criança.

“Ao realizarem o teste do pezinho aqui na unidade, já iniciamos o contato para as orientações. Muitas, especialmente as mamães de primeira viagem, chegam inseguras, com muitas dúvidas, outras já relatam dor ao amamentar e até ferimentos”.

A partir daí mamãe e bebê são acompanhados de perto. “Observamos se a pega está correta, se o ganho de peso está adequado, monitoramos a recuperação de ferimentos, se houver, e nos casos necessários, fazemos o encaminhamento médico. Também acompanhamos a rotina de vacinas”, detalha Camila.

Ampliação do serviço
O Serviço de Apoio ao Aleitamento Materno é referenciado no Centro Municipal de Saúde Dr. Humberto Saleme do Valle, em Campinho, mas a Secretaria de Saúde está ampliando o serviço para o interior. No último dia 5, profissionais de todas as 17 unidades de saúde do município participaram de uma capacitação específica sobre o tema.

A capacitação é uma das ações preparadas pela Secretaria de Saúde também em celebração à campanha Agosto Dourado, ação mundial de incentivo ao aleitamento materno.

Encontro de Gestante e Parceiro
Também como parte da campanha Agosto Dourado, a Secretaria de Saúde está organizando a primeira edição do Encontro de Gestante e Parceiro, no próximo dia 27, para futuras mamães atendidas do Programa Saúde da Mulher.

A programação inclui palestras, serviços de saúde, vacinação e testes rápidos. As gestantes também terão mini sessão fotográfica e pintura artística de barriga. Mais detalhes serão divulgados em breve.