De acordo com a Polícia Civil, mais de 15 toneladas de carne suína foram apreendidas em um estabelecimento no bairro Ilha das Flores, Vila Velha (ES). A apreensão foi feita após uma denúncia anônima.
O estabelecimento tinha autorização para comprar e revender carnes (entreposto comercial), mas não para manipulação dos produtos. O proprietário da empresa cortava as carnes em partes menores e revendia para supermercados, ou seja, funcionava como frigorífico sem a devida autorização. Pelo menos 40 supermercados da Grande Vitória adquiriram e comercializavam o produto irregular.
Apesar de não possuírem o selo do Idaf, a carne revendida era embalada a vácuo, com logomarca e rótulo. De acordo com o delegado Eduardo Passamani, titular da Decon, um entreposto comercial pode adquirir o produto embalado e revendê-lo, mas não manipular ou abrir as embalagens, como fazia a empresa interditada. O proprietário foi multado pelo Idaf e vai responder por crime contra as relações de consumo cujas as penas são de 2 a 5 anos, em caso de prisão.
A operação foi um trabalho realizado pela Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito santo (Idaf). Os nomes da empresa e dos supermercados não foram divulgados.
*Com informações do Folha Vitória