imagem da noticia
camera

Reprodução

seta amarela

Brasil

Bolsonaro critica o uso oficial de linguagem neutra pela Argentina

O presidente Jair Bolsonaro (PL) usou a sua conta pessoal no Twitter para criticar

Redação Pedra Azul News

03/08/2022 - 00:00:00 | Atualizada em 03/08/2022 - 16:40:59

camera

Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) usou a sua conta pessoal no Twitter para criticar a decisão do Ministério de Obras Públicas da Argentina de usar oficialmente a linguagem neutra em sues documentos, registros e atos administrativos, conforme apurado pelo site O Antagonista.
.
A linguagem neutra não define os gêneros das palavras, substituindo artigos e terminações do masculino ou feminino para “X”, “e” ou “@”. Dessa forma, por exemplo, “o menino” ou “a menina” são substituídos para “x meninx”.
.
“Lamento a oficialização do uso da linguagem neutra pela Argentina. No que isso ajuda o seu povo? A única mudança provocada é que agora há “desabastecimente”, “pobreze” e “desempregue”. Que Deus proteja nossos irmãos argentinos e os ajude a sair dessa difícil situação.”, disse Bolsonaro.
.
No Brasil, a Constituição Federal estabelece no artigo 13 que “A língua portuguesa é o idioma oficial da República Federativa do Brasil.”. Segundo a última reforma da gramática, a língua portuguesa comporta palavras do gênero feminino e masculino, não havendo palavras de gênero neutro, como no caso das línguas alemã e inglesa.