imagem da noticia
camera

freepik

seta amarela

Saúde

Asma na infância: um problema respiratório com diferentes comportamentos

A asma é um distúrbio respiratório muito comum na infância

Redação Pedra Azul News

26/06/2022 - 00:00:00 | Atualizada em 27/07/2022 - 16:50:20

camera

freepik

A asma é um distúrbio respiratório muito comum na infância. O fator hereditário está diretamente envolvido nisso e a maioria dos pacientes sofre a primeira crise antes dos quatro anos.

A doença, que se caracteriza pela inflamação das vias aéreas, se manifesta com tosse, sensação de asfixia e ruídos anormais ao inspirar ou expirar.
As crianças tossem com frequência e pioram muito na presença de infecção, resfriado ou estresse (esforço físico por exemplo).

O ruído durante a respiração é chamado de chiado. Assemelham-se a um apito quando a criança respira. No entanto, é importante saber que os sintomas variam em intensidade a depender do caso.
Muitas vezes a asma está associada a alergias.

As principais épocas que são frequentemente distinguidas nos casos de asma infantil são:
> O início do outono e o ano escolar, devido às mudanças de temperature; e
> A primavera, devido ao aumento de pólen no meio ambiente.

Alergias alimentares podem causar crises de asma infantil. Os alimentos mais comuns associados aos sintomas alérgicos são: ovos, leite de vaca, amendoins, soja e derivados, trigo, peixes, camarão e outros crustáceos, além de alguns conservantes e aditivos industrializados.

Além do diagnóstico clínico, existem alguns testes que podem ajudar o medico, como é o caso da espirometria, que permite avaliar a função pulmonar. Por ser uma doença inflamatória, o tratamento busca minimizar a sensibilidade e a inflamação nos brônquios da criança.

Não há cura para asma, embora os sintomas das crianças tendam a melhorar ao longo do tempo. Mas também mudam suas características, como por exemplo, param de chiar e apenas apresentam tosse seca irritativa, conhecida como alérgica, que não melhoram com os xaropes.

Caso a criança apresente crise de asma, que envolve dificuldade extrema em respirar, pulsação rápida e sonolência, entre outros, é essencial buscar atendimento médico.