imagem da noticia
camera

freepik

seta amarela

Saúde

Agosto dourado: Data importante em nosso calendário que deve ser lembrada e comemorada

O leite materno é um alimento perfeito para o bebê.

Redação Pedra Azul News

14/08/2022 - 00:00:00 | Atualizada em 16/08/2022 - 18:14:37

camera

freepik

O mês de agosto (Agosto dourado) começa com uma data especial: o Dia Mundial da Amamentação, data que reforça a importância do aleitamento materno.

O mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017. Já a história da Semana Mundial de Aleitamento Materno foi iniciada na década de 90, entre a OMS e UNICEF, quando foi elaborado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”.

Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991, foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, sigla em inglês).

Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno e, todos os anos, define um tema a ser explorado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas com a participação de cerca de 120 países.

O leite materno é um alimento perfeito para o bebê. Sua composição nutricional balanceada faz com que o bebê não necessite da complementação de outros alimentos nas fases iniciais de seu desenvolvimento. Proteínas, carboidratos e lipídios (gorduras) estão presentes no leite materno, bem como anticorpos, substâncias antimicrobianas, anti-inflamatórias e enzimas.

Com isso, há redução de até 13% da mortalidade por causas evitáveis em crianças com até cinco anos de idade, diminuem-se os casos de diarreia, infecções respiratórias, alergias e doenças metabólicas. Promove-se, assim, um melhor desenvolvimento da cavidade bucal do bebê além do desenvolvimento cognitivo. Ossos mais fortes e robustos devido ao cálcio. E o mais importante: o aleitamento materno reforça os laços entre a mãe e a criança.

Até quando devo amamentar?
Até o segundo ano de vida da criança, com o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses. Não devem ser fornecidos outros alimentos ou água no primeiro semestre de vida. Apesar da introdução alimentar no sexto mês, o leite deve ainda ser oferecido até os dois anos.

Diante dessas informações, cada leitor deve cumprir a nobre função de reproduzir a importância desse alimento para protegermos nossos pequenos.

Feliz mês dourado a todos!